Nota CAU/SP: Pela recuperação do Museu da língua Portuguesa – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Nota CAU/SP: Pela recuperação do Museu da língua Portuguesa

Publicação

22.12.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Nota CAU/SP: Pela recuperação do Museu da língua Portuguesa

Crédito: Flickr CC/ Rodrigo Soldon

O triste incêndio que ocorreu ontem (21/12) na cidade de São Paulo nos remete à reflexão do importante papel de nosso Patrimônio Histórico. A edificação onde se situava o Museu da Língua Portuguesa fazia parte do conjunto da Estação da Luz, uma das mais importantes construções históricas do Estado de São Paulo.

Inaugurada no início do século passado, originária de um projeto inglês e tendo todos os seus materiais importados da Inglaterra, a Estação foi construída para o transporte do café, em plena ascensão no Estado paulista. A belíssima Estação já havia sofrido um outro grande incêndio, em 1946, o que lhe acrescentou na época um novo andar. Com o fim do período do café, a região foi se degradando e a Estação sofreu consequências, tornando-se abandonada, mesmo mantendo ainda seu transporte ferroviário.

Mais recentemente, com a necessidade de ampliação do sistema de transporte na cidade de São Paulo, foi integrada ao sistema metroviário, tendo um novo papel no contexto da cidade. A busca por uma nova qualificação na área central e as características culturais da região fizeram com que parte da Estação da Luz assumisse um novo papel, agora cultural, explorando a riqueza arquitetônica da construção, através de um museu, o Museu da Língua Portuguesa.

O projeto de restauro e reforma do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, aliado a seu filho Pedro Mendes da Rocha, deu uma nova identidade à construção, valorizando seu papel, com características modernas e intervenções contemporâneas, o que levaram a antiga construção a ser um dos pontos mais visitados do país, assumindo um importantíssimo papel cultural dentro do patrimônio histórico do Brasil.

Por essa e outras razões, o CAU/SP irá contribuir para iniciarmos desde já uma campanha pela recuperação do Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, mantendo seu importante papel dentro da cultura paulista e brasileira e de nosso Patrimônio Histórico Arquitetônico.

 

Gilberto Belleza
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP

Publicação

22.12.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo