Reserva Técnica: empresa acata Código de Ética do CAU/BR e suspende prêmio – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Reserva Técnica: empresa acata Código de Ética do CAU/BR e suspende prêmio

Publicação

29.01.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Reserva Técnica: empresa acata Código de Ética do CAU/BR e suspende prêmio

A Tégula, uma empresa do grupo Eternit, fabricante de telhas de concreto, anunciou que “devido a Regra 3.2.16 do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, inciso VI do artigo 18 da Lei No. 12.378”, suspendeu o prêmio Tettocash.

Segundo a empresa, seu objetivo é não prejudicar “nossos parceiros arquitetos/engenheiros integrantes dos clubes Prime e Plus, pois identifica-se como pagamento”. A empresa ressalta ainda que “a punição por receber esse tipo de bonificação é passível de advertência, multa, suspensão ou cancelamento do registro profissional”. O comunicado foi feito à equipe de vendas da Tégula pelo departamento de marketing da empresa.

O item 3.2.16 do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR combate a prática da chamada “reserva técnica”, ou seja que o arquiteto e urbanista “deve recusar-se a receber, sob qualquer pretexto, qualquer honorário, provento, remuneração, comissão, gratificação, vantagem, retribuição ou presente de qualquer natureza – seja na forma de consultoria, produto, mercadoria ou mão de obra – oferecidos pelos fornecedores de insumos de seus contratantes”.

Em 2015, o CAU/BR deu início a uma campanha de valorização profissional contra a “reserva técnica” objetivando primeiramente conscientizar os profissionais. Para 2016 estão previstas novas ações, agora tendo como público-alvo lojistas, fabricantes e estudantes.

 

 

Fonte:CAU/BR

Publicado em 29/01/2016

Publicação

29.01.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo