Consulte publicações gratuitas sobre AU no site do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Consulte publicações gratuitas sobre AU no site do CAU/SP

Publicação

10.03.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Consulte publicações gratuitas sobre AU no site do CAU/SP

Importantes publicações estão disponíveis gratuitamente no site do CAU/SP para auxiliarem os arquitetos e urbanistas em suas áreas de atuação. Realizados em produções próprias do CAU/SP ou do CAU/BR ou ainda por meio de apoios e projetos de patrocínio, esses guias, normas e livros podem ser acessados e consultados pela internet.

Conheça as publicações disponíveis:

 

Anuário 2018 de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR

Os principais dados e mapas sobre o mercado de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

Saiba mais: http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Anu%C3%A1rio-2017-web-baixa.pdf

 

 

 

Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas

O Código de Ética detalha as obrigações dos profissionais para com o interesse público, o contratante, a profissão, os colegas e o próprio Conselho de Arquitetura e Urbanismo. As normas prescritas estão divididas em princípios, regras e recomendações. Aplicam-se a todas as atividades profissionais e em todos os campos de atuação no território nacional.

Saiba mais: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2018/01/codigodeetica-GRAFICA-sem-marca.pdf

 

 

 

Comentários ao Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

A obra traz esclarecimentos dirigidos não apenas aos arquitetos e urbanistas, mas aos estudantes e à sociedade. Foram produzidos na forma de observações e ponderações sobre os princípios, regras e recomendações do Código de Ética e Disciplina.

Saiba mais:http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2017/12/Comentario_Codigo_de_Etica-26DEZ-FINAL.pdf

 

 

 Manual do Arquiteto e Urbanista

A primeira edição do Manual do Arquiteto e Urbanista foi sugerida pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e aprovada por unanimidade pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU), composto pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), com a colaboração da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

Confira: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Manual_ArquitetoALTA.pdf

 

 

Livro “MASP estrutura proporção forma”

O CAU/SP colaborou com a elaboração do livro sobre o MASP, um dos edifícios mais famosos e importantes de São Paulo, contando sua origem, a trajetória de Lina Bo Bardi, o contexto histórico, principais influências arquitetônicas do país na época e vários desenhos e imagens.

Confira: https://www.causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/LivroMaspEstrutura6.pdf

 

 

 

 

Inspeção Predial “Mecanização”

Esse exemplar é mais um da coletânea “A saúde dos edifícios”, criado pela Câmara Técnica do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE/SP), que ressalta a importância da inspeção e manutenção dos componentes de mecanização nas edificações, aumentando o conhecimento de importantes pontos de atuação profissional dos arquitetos e urbanistas.

Confira: https://www.causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/CartilhaIbapeMecanizacao.pdf

 

 

 

Inspeção Predial “Equipamentos e Espaços de Lazer”

Esse volume é o quinto da coletânea “A saúde dos edifícios”, criado pela Câmara Técnica do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE/SP), que ressalta a importância da segurança e manutenção dos equipamentos e espaços de lazer nas edificações residenciais, minimizando os riscos de acidente e trazendo mais informações sobre esses sistemas de atividades esportivas e de lazer.

Confira: https://www.causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/CartilhaIbapeLazer.pdf

 

 

 

Valoração de Área Ambiental

Criado pela Câmara Ambiental do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE/SP), esse documento técnico é inédito. Surgiu após a publicação do livro Perícia Ambiental, do IBAPE/SP, e contribui para o conhecimento de importantes pontos de atuação profissional dos arquitetos e urbanistas.

Confira: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/CartilhaValoracaoAmbiental.pdf

 

 

 

Preservando o Patrimônio Histórico: um manual para gestores municipais

O Manual de preservação do patrimônio histórico foi desenvolvido para fornecer subsídios às prefeituras, seus arquitetos e técnicos, e elaborado com o objetivo de preservar a história urbana, que se perde rapidamente na cidade contemporânea. Para sua realização, houve a colaboração de 25 pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Diretoria do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo, que promoveram palestras e seminários.

Confira: https://www.causp.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Manual-Patrimonio_completo_baixa.pdf

 

 

Normas e procedimentos de sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo

O CAU/BR disponibiliza uma série de documentos e leis com todas as informações sobre os cuidados com o meio ambiente na hora de fazer um projeto ou construção. Essa iniciativa facilita a consulta e guia os profissionais através das orientações.

Confira: http://www.caubr.gov.br/?p=14279 .

 

 

 

 

Norma de desempenho da ABNT traz mudanças para a construção de residências

Desde 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a Norma de Desempenho de Edificação, que divide a responsabilidade da obra entre projetistas, construtores e moradores, exigindo critérios mínimos de qualidade e segurança para os edifícios.

Confira mais informações: http://www.caubr.gov.br/?p=9134

Guia: http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/2_guia_normas_final.pdf

 

 

 

 

AsBEA lança nova edição do Guia de Boas Práticas em BIM

O segundo volume do Guia de Boas Práticas em Building Information Modeling (BIM) foi lançado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) com o objetivo de mostrar as mudanças e vantagens que sua implantação possibilita.

Confira: http://www.caubr.gov.br/?p=47318

 

 


Livro aborda trajetória de 25 anos do grupo Usina

Realizado pela Usina CTAH a partir de um processo de pesquisa patrocinado pelo CAU/SP, o livro “Usina: entre o projeto e o canteiro” apresenta um conjunto de textos que reflete sobre diferentes aspectos da atuação da assessoria técnica e uma seleção de trabalhos realizados nos últimos 25 anos.

Confira: http://transparencia.causp.gov.br/wp-content/uploads/LivroGrupoUsina.pdf

 

 

 

Livro comemorativo sobre o Centenário do Curso de Arquitetura Mackenzie

O livro conta as origens do curso de Arquitetura da universidade, que foi criado em 1917 na Escola de Engenharia Mackenzie. Também celebra o pioneirismo da FAU-Mackenzie – primeira faculdade de Arquitetura do Estado de São Paulo, que fundada há sete décadas está entre as mais importantes do país. Nos 11 capítulos da obra, pode-se ver fotos de edifícios, teatros, museus e escolas projetados por arquitetos ligados à Instituição.

Confira: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/Arquitetura_Mackenzie_100_-anos_FAU-Mackenzie_70_anos_pioneirismo_e_atualidade_REV_1_RGB.pdf

 

 

 

Guia “Patrimônio histórico: orientação para serviços profissionais”

O Guia traz informações a respeito da atuação privativa de arquitetos e urbanistas na área do patrimônio histórico, cultural e artístico, além de tratar de instituições oficiais de preservação do patrimônio, sistema de fiscalização, e documentação e pesquisa para a preservação do patrimônio cultural.

Confira: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/GT-Patrimonio-Final-2019.pdf

 

 

Instrumentos de Planejamento, Licenciamento e Gestão Ambiental no Estado de São Paulo – Edição 2022

Este Caderno auxilia na elaboração de projetos das mais diferentes escalas, além de esclarecer dúvidas sobre o licenciamento de empreendimentos, especialmente por meio da apresentação da legislação relacionada à gestão do meio ambiente.

Confira: Instrumentos de Planejamento, Licenciamento e Gestão Ambiental no Estado de São Paulo – Caderno de Apoio para Profissionais – 2022

 

 

Espaços Públicos – Leitura Urbana e Metodologia de Projeto [dos pequenos territórios às cidades médias

A obra foca nas características de cidades médias e pequenas localidades que ainda trazem aspectos da vida rural nas suas funções ou mesmo na configuração do desenho urbano, diferentemente do que acontece com as grandes cidades. Tem o propósito de orientar técnicos da administração pública e gestores no desenvolvimento de novos projetos, na reestruturação dos espaços públicos existentes ou como base para a definição de escopo de editais de licitação. Pode ser usada como referência para prefeituras, e também para estudantes e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Confira aqui: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Espacos-Publicos-Leitura-Urbana-e-Metodologia-de-Projeto.pdf

 

 

 

Arquitetura para Autonomia – Ativando territórios educadores

A publicação é o resultado de encontros temáticos sobre arquitetura para autonomia, ativação de territórios educadores e as práticas e processos dos coletivos propositores, reunindo arquitetos(as), urbanistas, ativistas, coletivos, educadores(as), estudantes e pessoas engajadas em diversos movimentos sociais de luta por direitos.
Confira aqui: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/Arquitetura_Autonomia.pdf

 

 

 

Tebas – Um negro arquiteto na São Paulo escravocrata

O livro aborda a vida e a obra de Joaquim Pinto de Oliveira, escravizado durante a maior parte de sua vida e apelidado de Tebas pelo moradores da cidade de São Paulo do século XVIII. Destacou-se pelo talento para talhar pedras e foi responsável por diversas fachadas construídas na época, como o Chafariz da Misericórdia, na região central da capital paulista. O objetivo é indicar caminhos para a ampliação do conhecimento sobre esse personagem “esquecido na metrópole de concreto”, conforme as palavras do arquiteto Carlos Lemos.
Publicado pelo Instituto para o Desenho Avançado (IDEA) por meio de parceria de fomento com o CAU/SP.
Confira aqui: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/Livro-Tebas.pdf

 

 

 

Dimensões do intervir em Favelas

Abordando a reestruturação e urbanização de favelas no Brasil, a obra reúne artigos curtos, ensaios e entrevistas, mas também bases gráficas sobre algumas das experiências nacionais realizadas nas últimas décadas em diferentes cidades e contextos do país, com diferentes escalas e objetivos, que sustentam um olhar criterioso e cuidadoso sobre o território existente.
Publicado pelo proponente Peabiru, o objeto foi realizado por meio de parceria de fomento do CAU/SP.
Confira aqui: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/Dimensoes-do-intervir-em-Favelas-novo.pdf

 

4x4x4 – Mockup  de habitação

A obra narra de maneira detalhada a execução de um projeto pedagógico realizado por mais de duas décadas, entre 1991 e 2015, por alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. A tarefa, que foi orientada por um grupo de professores, era construir modelos em tamanho real de projetos de habitação. O projeto serviu como um laboratório de construção para os estudantes.
Publicado pela Editora Quelônio por meio de parceria de fomento do CAU/SP.
Confira aqui: https://causp.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Mockup_Habitacao_Livro.pdf

 

 

Atualizado em 09/12/2022
Da Redação

 

Publicação

10.03.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo