Casacadabra: lançado projeto de livro de arquitetura para crianças – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Casacadabra: lançado projeto de livro de arquitetura para crianças

Publicação

14.04.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Casacadabra: lançado projeto de livro de arquitetura para crianças

casacadabra bola

Foi lançado, no dia 13 de abril, o projeto do livro Casacadabra, elaborado para o público infantil, que mostra as descobertas e curiosidades da arquitetura por meio de 10 casas pelo mundo. A publicação surge com uma proposta de incentivar a leitura, aprendizagem, criatividade e até interatividade, com brincadeiras e exercícios para serem elaborados na escola ou em casa, desvendando os segredos por trás de cada projeto.

A ideia de elaborar o livro surgiu em 2013, quando a jornalista Bianca Antunes e a arquiteta Simone Sayegn perceberam a carência de livros e materiais com elementos da arquitetura e urbanismo para crianças. A partir de muita pesquisa, elas decidiram fazer o Casacadabra, com casas lúdicas para despertar a curiosidade infantil.

As autoras afirmam que, além de ampliar os conhecimentos, a ideia é “estimular a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta”. Para elas, quando os elementos e alguns conceitos da arquitetura são ensinados desde a infância, “as cidades têm a chance de receber, no futuro, um olhar mais crítico e apurado de quem a constrói, na busca de melhores soluções urbanas”.

As autoras acreditam ainda que um livro focado no público infantil é importante, porque as pessoas precisam ter consciência do espaço que habitam desde a infância. “Hoje a arquitetura e o urbanismo são ensinados apenas nas salas de aula das universidades. Isso precisa mudar, se quisermos cidades melhores. Não seria incrível se pudéssemos estudar e ler as cidades desde cedo? ”, comenta Bianca Antunes.

Financiamento coletivo

Para transformar o Projeto em realidade, a designer Carolina Hernandes ficou responsável pelo projeto gráfico e pelas ilustrações do livro, que conta também com um ação de financiamento coletivo no Catarse. As contribuições de apoio variam de 30 a 173 reais, com recompensas como agradecimentos no site ou no livro, um exemplar do próprio livro ou uma maquete de papel da Casa de Vidro.

Segundo Bianca, colocar o Casacadabra no Catarse permite conhecer e se aproximar mais do leitor. É também “uma forma de dividir sonhos e projetos em que outras pessoas também acreditam, acham importante, sintam falta e queiram apoiar. Além de torcer junto para batermos a meta”.

 

Saiba como funciona o financiamento coletivo: http://www.pistacheeditorial.com.br/#!catarse/cghg

Para colaborar com o projeto Casacadabra: http://www.catarse.me/pt/casacadabra

 

 

Publicado em 14/04/2016

Da Redação

Publicação

14.04.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo