Programa Palavras Cruzadas entrevista presidente do CAU/BR – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Programa Palavras Cruzadas entrevista presidente do CAU/BR

Publicação

17.05.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Programa Palavras Cruzadas entrevista presidente do CAU/BR

IMG_1563[1]

 

Queda da ciclovia no Rio de Janeiro, revisão das lei sobre obras públicas, hábitos de construção no Brasil e o Código de Ética dos arquitetos e urbanistas. Esses foram os temas principais da participação do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, no programa Palavras Cruzadas, da TV Brasil. O programa, apresentado pelo jornalista Paulo Markun, traz sempre um convidado para uma sabatina com mais quatro jornalistas. Neste programa, participaram Tereza Cruvinel (TV Brasil), Paulo Silva Pinto (Correio Braziliense), André Borges (Estadão) e Danilo Fariello (O Globo).

Haroldo Pinheiro explicou aos jornalistas as posições do CAU/BR sobre a Lei de Licitações, que é a exigência do projeto completo em todas as obras, e a preferência pelo concurso de Arquitetura para escolher o projeto. Paulo Silva Pinto perguntou se isso não atrasaria as obras. O presidente do CAU/BR destacou a importância de priorizar a qualidade acima de tudo e lembrou que Brasília, cujo projeto foi escolhido  por concurso, tornou-se realidade em três anos e meio de obras.

A partir da pesquisa feita pelo CAU/BR e pelo Instituto Datafolha, debateu-se os hábitos de construção do brasileiro. Haroldo destacou que 85% das obras particulares feitas no país são realizadas sem o auxílio técnico de arquitetos e engenheiros. No final, o apresentador Paulo Markun perguntou sobre a campanha “Arquitetos pela Ética”, lançada para combater a comissão paga em troca da indicação de produtos e serviços, a chamada “reserva técnica”.

Publicado em 17/05/2016
Fonte: CAU/BR

Publicação

17.05.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo