Artigo: “Um Conselho novo e uma nova profissão”, por Gilberto Belleza – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Artigo: “Um Conselho novo e uma nova profissão”, por Gilberto Belleza

Publicação

11.07.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Artigo: “Um Conselho novo e uma nova profissão”, por Gilberto Belleza

Edifício CBI Esplanada
Fachada do edifício CBI Esplanada, onde está localizada a sede do CAU/SP, na zona central da capital paulista. Imagem: Wikimedia Commons.

A Revista Projeto Design publicou em sua última edição (432) artigo assinado pelo Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, que trata das transformações profissionais a partir da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Leia a seguir: 

Nosso Conselho próprio dos arquitetos e urbanistas foi criado há pouco tempo. Para ser mais exato, começou a funcionar realmente há quatro anos e meio. O que chama a atenção é que ele
veio contribuir para uma grande mudança na atuação de nossa profissão, que já iniciava um processo de renovação.

O expressivo número de escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil – mais de 400 – tem feito com que o profissional busque cada vez mais novos campos de atuação. Crescem mercados onde não tínhamos uma presença muito intensa, como em arquitetura de interiores, execução e administração de obras, meio ambiente e sustentabilidade, assistência técnica à população carente, e uma ênfase grande na área de urbanismo e planejamento; além do mercado mais tradicional na área de projetos.

Essas novas perspectivas têm feito com que o Conselho valorize cada vez mais nossas atribuições profissionais, alcançando espaços muito importantes de trabalho e levando ao conhecimento da sociedade o importante papel que o arquiteto pode desempenhar.

Evidentemente, essa realidade tem causado preocupação a outras profissões. Isso porque o arquiteto e urbanista, pela formação e competência, consegue executar tais serviços com qualidade reconhecida – como pudemos constatar na última pesquisa realizada pelo CAU/BR que aponta a satisfação de mais de 80% das pessoas que já contrataram arquitetos, manifestando ainda disposição a voltar a contratar tais serviços.

Por isso, o CAU tem feito um grande esforço, junto com as demais entidades profissionais de arquitetos e urbanistas, não somente na defesa de nossas atribuições, mas também na defesa de nossas atividades profissionais, como a valorização do projeto completo e de nossos honorários e a importância da contratação de um arquiteto.

Isso tem feito com que a sociedade também reconheça o papel dos arquitetos nesse processo. O mais recente reconhecimento veio com a Norma NBR 16280 de Reforma de Edificações, que torna obrigatória a presença de um profissional qualificado (Arquiteto ou Engenheiro) e o recolhimento da devida RRT – Registro de Responsabilidade Técnica em qualquer intervenção em obra.

O grande espaço ocupado pelos arquitetos nesse processo demonstra a importância de sua atuação. Além disso, o reconhecimento do papel do Conselho e a importância de registrar e reconhecer a atuação profissional têm feito com que os arquitetos aumentem a demanda pelo registro de seus trabalhos, por meio da emissão de RRTs e, posteriormente, com a solicitação de CAT – Certidão de Atestado Técnico, que possibilita um legal reconhecimento das atividades desenvolvidas e devida comprovação a seus clientes.

Assim, o que podemos dizer depois destes quatro anos e meio de criação de nosso CAU é que temos ainda um Conselho jovem, e uma profissão que se renova a cada dia.

Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP

Artigo publicado originalmente na revista Projeto Design na edição 432.

Publicado em 11/07/2016
Fonte: Revista Projeto Design

Publicação

11.07.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo