GTs do CAU/SP lançam boletins sobre situação hídrica do Estado e norma de sinalização tátil – CAU/SP

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GTs do CAU/SP lançam boletins sobre situação hídrica do Estado e norma de sinalização tátil

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29.09.2016

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Redação CAU/SP

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GTs do CAU/SP lançam boletins sobre situação hídrica do Estado e norma de sinalização tátil

Curso de água em Salesópolis/SP. Imagem: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo/FlickrCC.
Curso de água em Salesópolis/SP. Imagem: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo/FlickrCC.

A situação dos recursos hídricos do Estado de São Paulo e norma de sinalização tátil de piso em escadas e rampas são os temas dos boletins lançados nos últimos dias pelos dois GTs do CAU/SP dedicados ao Meio Ambiente e à Acessibilidade respectivamente.

O Grupo de Trabalho Meio Ambiente destaca o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos, o instrumento de gestão que monitora o balanço entre a demanda e a disponibilidade de recursos hídricos no Estado.

Produzido pelo Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH), a última edição deste Relatório (ano-base 2013/2014) traz uma análise recente da crise de abastecimento que atingiu o Estado há dois anos, e aponta os avanços nos índices de coleta de esgoto e de combate às perdas de água.

Acessibilidade

O GT de Acessibilidade dedica seu último boletim à norma de sinalização tátil de alerta no piso em escadas e rampas e seus patamares, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) neste ano.

A NBR 16.537/16 estabelece critérios e parâmetros em relação à instalação desde a construção da obra nova até a adaptação de edificações existentes, garantindo a acessibilidade para a pessoa com deficiência visual ou surdo-cegueira.

A norma tem o objetivo de instruir os profissionais quanto às possibilidades e necessidades que devem ser atendidas incondicionalmente no ato de projetar, conceber espaços e executar suas obras. Além da norma, valem ainda o parâmetros e critérios estabelecidos pelos princípios do Desenho Universal — o atendimento de modo equivalente das necessidades de todos os usuários.

Confira o boletim do GT Acessibilidade e o boletim do GT Meio Ambiente.

Publicado em 29/09/2016
Da Redação

 

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29.09.2016

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