Convênio com Secretaria da Pessoa com Deficiência prevê treinamento sobre acessibilidade – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Convênio com Secretaria da Pessoa com Deficiência prevê treinamento sobre acessibilidade

Publicação

11.11.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Convênio com Secretaria da Pessoa com Deficiência prevê treinamento sobre acessibilidade

[imagebrowser id=97]

Santos será a primeira cidade a receber o workshop sobre acessibilidade para os profissionais da região, dentro do convênio assinado nesta sexta, 11/11, entre o CAU/SP e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado durante o 8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação, na capital paulista, com a presença da secretária de Estado Linamara Rizzo Battistella, o secretário-adjunto Cid Torquato e o presidente do Conselho Gilberto Belleza.

“Nós temos feito um esforço muito grande para criar uma nova mentalidade nos novos profissionais, criar uma nova mentalidade junto aos profissionais já estabelecidos e à sociedade da importância de solucionarmos o aspecto da acessibilidade (…)”, disse Gilberto Belleza.

“Nós, arquitetos, só poderemos ficar contentes quando mudarmos o conceito de barreiras arquitetônicas para soluções arquitetônicas. ”

A secretária de Estado destacou que o termo de cooperação faz parte dos esforços do poder público em remover quaisquer barreiras contra a inclusão da pessoa com deficiência, tantos as físicas e visíveis (como as arquitetônicas) como as “invisíveis”, como as barreiras “atitudinais” (de comportamento) e de comunicação.

 “O que nós queremos é mostrar com clareza qual é o conceito que o governo do Estado de São Paulo tem no que diz respeito à remoção de barreiras arquitetônicas”, afirmou Linamara Battistella, “qual é o conceito do governo do Estado na formação dos novos profissionais, que vão fazer a gerência dos projetos, a execução das novas oportunidades de lazer, cultura, entretenimento e educação, e de forma plena, abandonar qualquer postura que tenha significado de exclusão”.

“As barreiras arquitetônicas (…) mostram, de fato, quanto ainda a sociedade não está preparada para isso [a inclusão da pessoa com deficiência]”, acrescentou o secretário-adjunto Cid Torquato, futuro titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

“São o emblema de outras barreiras menos óbvias e mais sutis. ”

Os workshops devem ocorrer nas dez Sedes Regionais do Conselho, com o suporte da Secretaria estadual. Com o tema Acessibilidade – Contexto Urbano Contemporâneo – Desenho Universal e a Lei Brasileira de Inclusão, o primeiro treinamento está marcado para o dia 25/11 na Sede Regional de Santos. O cronograma e os horários devem ser divulgados nos próximos dias pelo site do Conselho.

“A expectativa é de que os arquitetos saiam com informação e formação para fomentarem e projetarem seguindo soluções de acessibilidade”, disse a arquiteta e urbanista Silvana Cambiaghi, conselheira e coordenadora do GT Acessibilidade do CAU/SP.

conveniosecretariaacessibilidade20162
O secretário-adjunto de Estado e futuro titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Cid Torquato.

Publicado em 11/11/2016
Da Redação

Publicação

11.11.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo