Projeto para sede do CAU/BR e IAB-DF enfatiza conexão entre espaços – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Projeto para sede do CAU/BR e IAB-DF enfatiza conexão entre espaços

Publicação

16.11.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Projeto para sede do CAU/BR e IAB-DF enfatiza conexão entre espaços

nova-sede2-768x732

Uma generosa área lateral, que permite a ligação entre os espaços públicos verdes do entorno é a ideia fundamental do projeto vencedor do concurso para a sede conjunta do CAU/BR e IAB-DF, apresentado pelo escritório São Paulo Arquitetos, e anunciado nesta segunda-feira, 14/11.

“Sempre que a gente começa um projeto, nós avaliamos as condições do lugar, e como a futura edificação pode aprimorar estas condições”, conta a arquiteta e urbanista Taís Cristina da Silva, integrante da equipe vencedora. “E no caso desse prédio, a partir da leitura das porções de área verde, com a via L2 e área das embaixadas, nos pareceu adequado que o nosso edifício fizesse essa conexão, e permitisse uma fluidez, uma continuidade”.

Permitir uma percepção da cidade como um “tecido contínuo” foi uma característica importante do projeto e, na visão da arquiteta, uma questão fundamental para a escolha pelo júri. A proposta também foi concebida com “o pé no chão”, ponderando as preocupações mais imediatas das instituições envolvidas com relação a prazos e custos.

“A ousadia faz parte do processo de pensar a Arquitetura, mas nesse caso, a gente se concentrou em ser pé no chão e apresentar um projeto claro e elegante”, acrescenta.

O projeto vencedor, uma parceria entre o escritório paulista e a Coa Arquitetos, foi escolhido entre 218 trabalhos. A equipe vai receber um prêmio de R$ 70 mil além de assinar um contrato de R$ 1,4 milhão para realizar o projeto executivo e os aspectos complementares da obra.

A nova Sede do CAU/BR e do IAB/DF será localizada na Quadra 603 do SGAS (Setor de Grandes Áreas Sul), na capital federal, e terá uma área útil de até cinco mil metros quadrados, além de 2.500 de construção em subsolo.

Formado por profissionais na faixa dos 30 anos, o escritório já participou de diversos concursos arquitetônicos: ficou em 3º lugar no concurso para a Casa da Sustentabilidade de Campinas, além de receber uma menção honrosa no concurso para a Estação Almirante Ferraz na Antártida.

Leia mais: Equipe Paulista vence Concurso de Arquitetura da nova Sede CAU/BR+IAB-DF
Confira o projeto preliminar apresentado pela São Paulo Arquitetos.

Publicado em 16/11/2016
Da Redação

 

Publicação

16.11.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo