Paulo Mendes da Rocha recebe homenagem do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Paulo Mendes da Rocha recebe homenagem do CAU/SP

Publicação

25.11.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Paulo Mendes da Rocha recebe homenagem do CAU/SP

[imagebrowser id=98]
O dia 24 de novembro de 2016 ficará marcado na história do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Neste dia, o CAU/SP teve a oportunidade de realizar uma singela, porém significativa, homenagem à vida e obra do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha.

Para isso, o arquiteto foi recebido na 11ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho, realizada nas dependências do Hotel Comfort Downtown, no centro de São Paulo. Durante a solenidade, o Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, destacou que a homenagem foi um pequeno agradecimento ao expoente da chamada escola paulista de arquitetura, “que orgulha o Conselho e os colegas arquitetos do Estado de São Paulo com o reconhecimento internacional de seu trabalho, que tão bem representa a produção arquitetônica do nosso país”.

Paulo Mendes da Rocha destacou que sua formação, como profissional e cidadão brasileiro e latino americano, “só podia dar isso mesmo”. E agradeceu dizendo: “sou um desses frutos. Sendo daqui, se não é caju, é manga. E você não sabe o que é melhor. Posso dizer que não estou constrangido. Não estou muito surpreendido também. É o que havia de se esperar de tudo o que fizemos juntos”.

Aos 88 anos, Paulo Mendes da Rocha dedica-se ao exercício criterioso e qualificado da arquitetura, oferecendo seu talento à construção da Arquitetura Paulista e Brasileira. Vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura (2006), somente em 2016, foi premiado também com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, com o Prêmio Imperial do Japão e a RIBA Gold Medal 2017.

Ao longo da carreia, já havia recebido o prêmio pela Trajetória Profissional na I Bienal Ibero-Americana de Arquitetura (1998) e o Prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana pelo projeto do MuBE (1999) e pela Pinacoteca de São Paulo (2000), entre outros.

Mendes da Rocha tem entre suas obras mais conhecidas a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e o Museu da Língua Portuguesa. Recentemente projetou o Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), e o Cais das Artes, em Vitória/ES.

Após a cerimônia na Plenária do CAU/SP, a homenagem seguiu para a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP, onde representantes das entidades de arquitetura brasileiras também puderam prestar homenagem ao arquiteto. Além do IAB-SP, agradeceram pela contribuição de Paulo Mendes da Rocha à profissão representantes da ABAP, ABEA, AsBEA e SASP.

 

Publicado em 25/11/2016
Daniele Moraes, de São Paulo/SP

Publicação

25.11.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo