ABAP presta homenagem à arquiteta e urbanista Miranda Magnoli, pioneira dos estudos de paisagismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

ABAP presta homenagem à arquiteta e urbanista Miranda Magnoli, pioneira dos estudos de paisagismo

Publicação

28.07.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

ABAP presta homenagem à arquiteta e urbanista Miranda Magnoli, pioneira dos estudos de paisagismo

A arquiteta e urbanista Miranda Magnoli. Imagem: Jornal da USP.

Pioneira na área de paisagismo no Brasil, a arquiteta e urbanista Miranda Magnoli faleceu na última segunda-feira, 24/07.

Professora aposentada da FAU-USP, formou-se nesta mesma faculdade em 1955, completando o Doutorado em 1973, com a tese “contribuição ao estudo dos espaços livres de uso público nos grandes aglomerados urbanos”. Em 1983, tornou-se livre docente desta mesma instituição, onde formou um grupo de pesquisa importante na área de paisagismo.

ABAP

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) manifestou-se sobre o falecimento de Miranda Magnoli em nota assinada pela vice-presidente Luciana Schenk:

“A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas vem por meio desta homenagear a arquiteta urbanista Miranda Martinelli Magnoli falecida na última semana de julho de 2017.

Pioneira nos estudos da Paisagem no Brasil inicia sua formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na década de 50 e lá participa como protagonista da fundação do grupo de professores e pesquisadores que seriam responsáveis pela construção e consolidação de um campo disciplinar vital no desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo contemporâneos.

O chamado Paisagismo ganha no decorrer de sua carreira, corpo de profundidade. A Paisagem, potencial objeto de uma arquitetura é algo que se planeja e projeta tendo em vista suas múltiplas camadas, exigindo do profissional uma perspectiva transversal, que opera dimensões que vão desde questões da natureza física às sociais, culturais, econômicas e de patrimônio, portanto, fundamentalmente políticas.

Sua trajetória dialoga com aquilo que como professora e pesquisadora Miranda Magnoli imprimiu a seus estudantes e leitores: a formação de um profissional crítico, atento às questões de seu país e de sua Paisagem compreendida em sua complexidade.”

Publicado em 28/07/2017
Da Redação

 

 

 

Publicação

28.07.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo