CAU/SP informa prefeituras sobre atribuições privativas de arquitetos e urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP informa prefeituras sobre atribuições privativas de arquitetos e urbanistas

Publicação

08.07.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP informa prefeituras sobre atribuições privativas de arquitetos e urbanistas

Santos é uma das primeiras cidades a receber a visita do CAU/SP a respeito da Resolução 51. Imagem: Diego Torres Silvestre/FlickrCC

O CAU/SP já informou por escrito cerca de 400 prefeituras do Estado de São Paulo a respeito da Resolução n° 51/2013, que trata das atribuições privativas de arquitetos e urbanistas para a concepção e execução de projetos.

A Fiscalização do Conselho também já visitou várias prefeituras do interior para esclarecer dúvidas sobre a Resolução 51. Ribeirão Pires, Diadema, Mauá, São José dos Campos, Taubaté, São Vicente e Santos já receberam as equipes do CAU/SP, num cronograma que deve se estender até o final deste ano.

Leia a Nota Explicativa sobre a Resolução 51

A especificação de atribuições privativas de Arquitetos e Urbanistas descrita na Resolução 51 é sustentada pela Lei n° 12.378, de 2010, e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, aprovadas pelo Ministério da Educação.

CAU/BR e CAU/UFs elaboraram uma comparação detalhada entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia, estabelecendo a competência exclusiva de arquitetos e urbanistas para a concepção e execução de projeto arquitetônico.

Esse estudo resultou em um detalhado relatório de 12 páginas (enviado às prefeituras), contendo a argumentação do CAU/BR e dos CAU/UFs a respeito do tema principal: Arquitetura e Urbanismo é o único curso que trata das diversas características do projeto arquitetônico de forma abrangente, ao contrário da formação dos engenheiros.

Saiba mais: Resolução 51/2013

Publicado em 08/07/2015

Da Redação

Publicação

08.07.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo