Comissões auxiliam na prestação de serviços do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Comissões auxiliam na prestação de serviços do CAU/SP

Publicação

28.12.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Comissões auxiliam na prestação de serviços do CAU/SP

 

Seminário de março de 2015.
Seminário realizado em março reuniu os integrantes das Comissões de Ética dos CAU/UFs para debater o aperfeiçoamento das práticas processuais na sede do CAU/SP.

Uma parte fundamental do trabalho desenvolvido pelo CAU/SP é realizado por meio de suas Comissões Permanentes e Especiais, compostas por conselheiros que discutem e apontam ações para o Conselho.

As Comissões dão suporte ao CAU/SP em questões administrativas, de ética e disciplina, de regulamentação, de aperfeiçoamento profissional e de âmbito institucional.

Um dos principais eventos promovidos pelo CAU/SP neste ano foi organizado justamente por uma Comissão especialmente criada para a 2ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas.

Realizada em novembro, a Conferência foi um fórum importante de debate para aprimorar a atuação do Conselho, não somente em relação aos arquitetos e urbanistas, mas também para a sociedade de forma ampla. Ensino e Formação, a Resolução Nº51, a necessidade do projeto completo em licitações públicos, todos foram temas que mobilizaram os participantes nos onze encontros regionais preparatórios e no evento principal.

A prática da chamada “Reserva Técnica” foi outro dos temas controversos da Conferência e mereceu atenção de uma outra Comissão, criada especificamente para aprimorar o trabalho de Fiscalização do Conselho.

A Comissão Especial de Conceituação da Fiscalização ressalta a importância de uma divulgação ampla do Código de Ética do CAU/BR, justamente para conscientizar profissionais e estudantes contra essa prática.

Duas Comissões Permanentes tratam de questões de exercício e ética e disciplina profissional.

A análise da documentação pertinente à atividade é a principal tarefa da Comissão Permanente de Exercício Profissional, que também encaminha os processos com possíveis infrações ao Código de Ética às instâncias apropriadas do Conselho.

Essa Comissão estabelece como diretriz a discussão e resolução dos processos com a maior brevidade possível.

Na Comissão Permanente de Ética e Disciplina, que julga os casos de transgressão do Código de Ética do CAU, há uma preocupação semelhante de melhorar a resolução de conflitos.

Essa instância do CAU/SP passou a incluir as audiências de conciliação para tentar reduzir a quantidade de processos ético-disciplinares abertos e debate formas propositivas de evitar esses conflitos: contratos mal elaborados, que geram dissensões entre profissionais e clientes, estão entre os temas debatidos dentro da Comissão.

Foi criada neste ano, uma Comissão Especial para tratar dos assuntos de Comunicação para tratar da divulgação do Conselho e sua relação com os diversos interlocutores.

Tendo por foco a imagem institucional da autarquia, os integrantes contribuem para fortalecer a imagem do Conselho.

 

Publicado em 28/12/2015
Da Redação

Publicação

28.12.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo