Em reunião no BNDES, CAU/SP e CAU/BR discutem novas oportunidades para arquitetos e urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Em reunião no BNDES, CAU/SP e CAU/BR discutem novas oportunidades para arquitetos e urbanistas

Publicação

24.08.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Em reunião no BNDES, CAU/SP e CAU/BR discutem novas oportunidades para arquitetos e urbanistas

Participantes da reunião realizada na sede do BNDES, na cidade do Rio de Janeiro/RJ

Representantes do CAU/SP e do CAU/BR participaram, nesta terça-feira, dia 21/08, de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Na oportunidade, o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Júnior, e o coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR, Fernando Marcio de Oliveira, foram recebidos pelo gerente da área de comércio exterior do BNDES, Tiago Toledo, e pela administradora Maria Cristina Ferreira.

Entre os temas discutidos no encontro, esteve a possibilidade de inclusão dos serviços de Arquitetura nas ações relacionadas ao “Cartão BNDES” – um serviço de crédito, disponível em bancos comerciais, que financia os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e dos empresários individuais. Além da utilização do “BNDES Giro” para apoiar os escritórios de Arquitetura e Urbanismo a se equiparem e competirem melhor tanto no mercado nacional como no internacional. 

“Realizaremos em breve uma reunião técnica em São Paulo para detalhamento das propostas, especialmente no que tange ao registro das empresas de arquitetura e urbanismo no Conselho”, informou o Presidente do CAU/SP. A iniciativa deve impactar diretamente na geração de emprego e renda aos profissionais do setor, acredita Geraldine. “Temos um grande potencial de crescimento do mercado interno de contratação de serviços de Arquitetura e uma ação como essa pode abrir uma boa e nova perspectiva nesse sentido”, acredita.

Durante a reunião, também foram discutidos os projetos de fomento às estratégias de oferta de serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para outros países. De acordo com a conselheira do CAU/SP e vice-presidente da AsBEA, Míriam Addor – que participou do encontro, “a exportação de serviços é ainda considerada um campo novo, mesmo para os órgãos financiadores. Desta forma, a troca de informações entre o Conselho e o BNDES poderá contribuir muito para o alavancar a exportação de arquitetura brasileira”.

Seguindo um Plano de Fomento às exportações brasileiras de serviços, o BNDES está mapeando as necessidades de instrumentos financeiros, financiamento ou garantias, para apoiar as vendas de empresas brasileiras no exterior.

A abertura de oportunidades para a expansão do mercado de trabalho, interno e externo, para arquitetos e urbanistas tendo sido, segundo o Presidente do Conselho paulista, uma das principais frentes de atuação do órgão.

 

Publicado em 24/08/2018
Da redação

Publicação

24.08.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo