Em Santos, workshop de acessibilidade oferece a arquitetos experiência desafiadora – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Em Santos, workshop de acessibilidade oferece a arquitetos experiência desafiadora

Publicação

01.12.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Em Santos, workshop de acessibilidade oferece a arquitetos experiência desafiadora

[imagebrowser id=99]

Com olhos vendados e bengala ou munidos de cadeira de rodas, tampões auriculares e muletas, um grupo de arquitetos e urbanistas participou de uma experiência desafiadora durante o Workshop sobre Acessibilidade “Contexto Urbano Contemporâneo – Desenho Universal e a Lei Brasileira de Inclusão”, realizado no dia 25 de novembro, na sede regional do CAU/SP. A atividade foi promovida pelo CAU/SP e pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é fruto de um convênio assinados entre os órgãos para a promoção de Workshops em cada uma das 10 sedes regionais do Conselho.

No primeiro evento da série, o desafio foi aproximar o profissional das dificuldades enfrentadas pelos deficientes e estimular soluções arquitetônicas e urbanísticas. O arquiteto Attila Carvalho, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, caminhou com os olhos vendados e lembrou da insegurança pela falta de um piso tátil. “Agora vou sempre reforçar para os clientes a necessidade desse piso. E quando ele não quiser, vou sugerir passar por essa experiência”, afirma.

A mesma opinião é compartilhada pelo arquiteto Roberto Tamura, também formado pela Universidade de Mogi das Cruzes. “Quando estava com os olhos vendados, não sabia onde estava pisando”, explica.

O workshop é resultado do convênio assinado entre o CAU/SP e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em novembro, e que vai oferecer esse treinamento em cada uma das dez sedes regionais da autarquia.

A missão de pensar o espaço

Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP, ressaltou a importância do workshop durante a abertura do evento. “Nós, arquitetos, temos como missão pensar o espaço dos homens. E isso exige uma série de conhecimentos. A possibilidade de realizar um evento como esse traz oportunidade de encontramos soluções arquitetônicas”, pontuou.

Linamara Rizzo Basttistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância dos arquitetos e urbanistas para buscar soluções: “O que fizermos aqui terá impacto para todo o Estado de São Paulo e, certamente, para o país”. “Com vocês juntos, vamos transformando a realidade do cotidiano das pessoas com deficiência”, disse.

Silvana Serafino Cambiaghi, conselheira e coordenadora do GT Acessibilidade do CAU/SP, parabenizou os arquitetos e urbanistas que compareceram ao workshop. “Houve envolvimento de todo mundo, da equipe da Secretaria, do GT e do CAU/SP”, ressaltou.

Marco Antonio Pellegrini, coordenador de Acessibilidade da Secretaria de Estado, sublinhou a importância da busca de soluções arquitetônicas e urbanistas para as pessoas com deficiência. “É muito decepcionante quando chegamos em um equipamento e ele não funciona”, exemplifica. Segundo ele, os profissionais precisam também consultar o usuário na hora de desenvolver os projetos. “O recurso que é empregado na obra precisa efetivamente produzir resultado”, afirmou.

Publicado em 01/12/2016
Da Redação

Publicação

01.12.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo