Falece em São Paulo o arquiteto e urbanista Benno Perelmutter, ex-presidente do IAB-SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Falece em São Paulo o arquiteto e urbanista Benno Perelmutter, ex-presidente do IAB-SP

Publicação

12.05.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Falece em São Paulo o arquiteto e urbanista Benno Perelmutter, ex-presidente do IAB-SP

Faleceu em São Paulo nesta quinta-feira, 11/05, o arquiteto e urbanista Benno Michael Perelmutter, ex-presidente do Departamento de São Paulo do IAB no biênio 1976/1977 e autor de projetos diversificados para o setores privado e público desenvolvidos em mais de cinco décadas. Tinha 82 anos, deixa a esposa Aida, dois filhos e dois netos.

“Benno teve uma atuação significativa para nossa profissão não apenas pela qualidade de seus trabalhos e por ter sido presidente do IAB-SP. Foi ele quem viabilizou a realização em São Paulo do IX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em 1976, em plena ditadura, um marco histórico para a categoria”, afirma Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP.

Na época do Congresso, presidia o IAB-DN, promotor do evento, o arquiteto e urbanista Miguel Alves Pereira. Seis mil profissionais participaram do encontro, surpreendendo a todos os governantes.

Nascido em Berlim, na Alemanha, naturalizou-se brasileiro. Em 1961 formou-se pela FAU-USP em 1961, com pós-graduação em Estruturas Urbanas, pela mesma escola, em 1973.Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, na disciplina Desenho de Urbanismo e Edificação de 1970 a 1976.

Além do IAB-SP, atuou intensamente no SINAENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), como vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Consultiva (SINAENCO) como vice-presidente no período de 1992 à 1997 e também vice-presidente de Arquitetura nos biênios 2002/2003, 2004/2005 e 2008/2009.

Desde 1981 mantinha um escritório em sociedade com o arquiteto e urbanista Marciel Peinado. Em seus primeiros anos de formado, ele atuou de forma individual. Durante o período de 1961 à 1971, elaborou diversificados projetos, principalmente no setor de edificações privadas multi-residenciais e públicas, nas áreas de lazer, educação e serviços, projetando aproximadamente 250.000 m², segundo histórico publicado no site do escritório.

Sobre o colega, Marciel Peinado declarou: “Sua dedicação às atividades em prol da profissão, sem qualquer remuneração, foi enorme. Benno praticamente me adotou. Fui seu aluno e logo Benno  me chamou para trabalhar, como estagiário, no escritório que tinha com o Oswaldo Corrêa Gonçalves. Foi uma relação profissional muito produtiva, ele me deu total liberdade para trabalhar, tinha uma confiança enorme, que se estendeu também para uma amizade sincera e profunda”.

A associação com o arquiteto e urbanista Oswaldo Corrêa Gonçalves se deu no início dos anos 70,  surgindo então, sob a direção técnica de ambos, a empresa Pluric – Escritório Pluricurricular de Projetos. Em consequência, a atuação ampliou-se para áreas públicas diversas, edificações e urbanismo, planejamento (planos diretores locais e regionais) e consultoria.

O marco da Pluric foi a elaboração do Plano Urbanístico da Praia de São Lourenço, em Bertioga/SP, denominada Riviera de São Lourenço, com uma área de 900 ha, que determinou padrões urbanísticos inovadores para construção de um bairro turístico para 60 mil habitantes. Este projeto recebeu em 1988, em Viena, Áustria, o Prêmio Internacional de Urbanismo.

Riviera de São Lourenço, em Bertioga/SP, um projeto sustentável pioneiro. Imagem: CAU/BR.

À partir de 1981, a então Pluric passou a denominar-se Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento, com outras ramificações e nova ampliação na área de atuação profissional, incorporando-se à sociedade o arquiteto Marciel Peinado. Entre as obras que fizeram destaca-se o campus da Universidade Federal do ABC, selecionada para o prêmio de melhor projeto dos profissionais dos países de língua portuguesa pelo Archdaily.

O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério Israelita do Butantã na capital paulista.

Fonte: CAU/BR

Publicado em 12/05/2017

Publicação

12.05.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo