Palestrantes – Seminário ATHIS – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Palestrantes – Seminário ATHIS

Publicação

14.11.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Palestrantes – Seminário ATHIS

Veja a relação completa de palestrantes e uma breve descrição de atividades e projetos desenvolvidos por eles:

Adriana Paula Vieira Marcondes Morais – Graduada em 1998 pela UNIVAP, pós-graduada em ADM/FGV, escritório próprio até hoje, gestora do Convênio de Plantas Populares entre AEA-Prefeitura, Membro da Diretoria e/ou Conselho desde 98 até hoje da Associação de Eng e Arq de SJC, Coordenadora Adjunta do GT Assistência Técnica do CAU 2015/2017.

Professora Ângela Gordilho – Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura da UFBA (1975), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ (1990) e doutorado pela FAUUSP (1999). Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA desde 1992, atua como docente permanente no  Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, pesquisadora CNPq e consultora para agências de fomento em políticas de habitação e projetos urbanos, com várias publicações nesses temas e premiações. Foi co-fundadora e coordena o LabHabitar – Laboratório de Habitação e Cidade, na UFBA(1993); coordenadora do PPGAU-UFBA (2002-2004); coordenadora adjunta de área – CAPES (2011-2013); e Secretária de Habitação da Prefeitura Municipal de Salvador (2005-2008). Atualmente integra a Diretoria da ANPARQ e coordena a implantação da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia – Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade, na UFBA.

Álvaro César Lourenço – Engenheiro Civil e Economista, ex-presidente da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) e ex-presidente Agencia Goiana de Habitação (Agehab). Responsável pela implantação do Programa “Cheque Moradia”. Atualmente, é diretor do Departamento de Melhoria Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, na implantação do Programa Cartão Reforma.

Professor Caio Santo Amore – Arquiteto e Urbanista, no departamento de tecnologia da FAUUSP e da assessoria técnica Peabiru. Tem mais de 20 anos de experiência acadêmica e profissional nesse campo que envolve planos, projetos e obras de conjuntos habitacionais e urbanização de assentamentos precários com participação popular. Coordenou pela Peabiru e com apoio do CAU/SP uma série de oficinas sobre Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social em 6 cidades polo do estado de São Paulo nos anos 2015 e 2016. Em 2017, também pela Peabiru, participou da equipe que realizou as pesquisas, argumento e roteiro do curta metragem “É o que eu penso e é o que eu vejo”, que trata da diversidade de precariedades e necessidades habitacionais e sobre o campo da assistência técnica como possibilidade de atuação dos arquitetos e urbanistas para, junto com outros profissionais, enfrentar essas necessidades tão urgentes para a maioria da população.

Cibele Lorenzi – Arquiteta e Urbanista, possui graduação pela UFSC e especialização em MBA em Gestão Urbana, Habitacional e Desenvolvimento Social pela UNICA. Desde 2003 é arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal de Florianópolis com experiência na área em Habitação de Interesse Social, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano. Esteve durante 12 anos na Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental coordenando trabalhos como o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e Projeto de Urbanização do Complexo Vila Aparecida e desenvolveu os projetos do Parque do Morro da Cruz, praças nas comunidades carentes e vários Projetos de Lei relacionados a Habitação de Interesse Social. Seus trabalhos mais atuais são a coordenação regional do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis – CES / BID e coordenação técnica do Projeto Parque e Marina Beira Mar. 

Clóvis Ilgenfritz da Silva – Arquiteto e Urbanista formado em 1965 pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Especializações em Planejamento, Habitação e Pré-Fabricação. Sócio da Arquiplan (déc. 1970/90) com projetos em Habitação Popular, Planos Diretores e consultorias em Desenvolvimento Urbano e Transporte. Diversas colaborações com o eng. Eladio Dieste. Presidente do Sindicato dos Arquitetos RS (1974/82) e da Federação Nacional (1983/86). Vereador de Porto Alegre (1989-2000) e Presidente da Câmara (1997). Secretário de Planejamento de Porto Alegre (1989/90) e do Estado (1999/00). Deputado Federal (2001/02) sendo o autor da Lei da Assistência Técnica Gratuita à Famílias de Baixa Renda. Ex-Diretor Financeiro da CGTEE (2006/16). Medalha de Honra ao Mérito do 3º Exército (1997). Arquiteto do Ano no RS (2003) e no Brasil (2008). Prêmio Juan Torres Higueras (2016) da Federación Panamericana de Arquitectos – FPAA. Atualmente é Vice-Presidente do CAU/RS, Conselheiro Superior do IAB nacional e membro do Conselho da FNA.

Christiam Krambeck – Arquiteto e Urbanista, graduação em 2000 e especialização em Planejamento e Gestão Regional (2002) pela FURB Universidade Regional de Blumenau; mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2007). Sócio da empresa Terra Arquitetura e Planejamento Ltda. Professor titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo – FURB. Foi coordenador da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (atual Católica de SC). Conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo SC (2015/2017). Conselheiro estadual IAB-SC (2016/2018). Tem experiência e foco nas áreas de habitação de interesse social e na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Administração Municipal e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura sustentável; arquitetura e arranjo social para o século XXI; mobilidade urbana; projetos e desenvolvimento para a política habitacional.

Daniel Alberto Catelli Amor – Graduado em 1991, participou de todo o processo de aprovação da Lei 11.888\2008, foi Conselheiro do CAU-BR na sua gestão fundadora.

Fabricia Zulin – Arquiteta e Urbanista, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013). É sócia-fundadora do Habitar Arquitetas Associadas onde atua profissionalmente desde 2011.

Fernando Assad – Administrador de Empresas, é um entusiasta em processos de inovação social. Após se envolver em processos de urbanização de favelas no Estado de São Paulo, notou a oportunidade e a necessidade de se pensar formas alternativas de melhorar a qualidade de vida dos cerca de 40 milhões de brasileiros que hoje vivem em moradias inadequadas. Dessa forma, junto a dois outros sócios, fundou o Programa Vivenda, um negócio social que realiza reformas de baixa complexidade e alto impacto social, focado em promover a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda. Vencedor do prêmio Empreendedor Social de Futuro 2015, organizado pela Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, Fernando também é membro da rede de líderes responsáveis da Fundação BMW, e fellow Ashoka. É mestre em administração de empresas pela Universidade de São Paulo.

Gerson Gomez – Arquiteto e Urbanista (FAUUMC 1980). Eleito e Reeleito (2005 e 2007) para o Conselho Municipal de Política Urbana Macrorregião Sul-1 e FUNDURB. Presidente Assoc. Eng. Arq. Ipiranga – AEAIP (2001/2003). Professor de Avaliação de Imóveis e Ética Geral e Profissional (UNIFMU) 2006/2007. Membro Comissão Julgadora do Prêmio “Pensador de Cidades Luiz Antônio Pompéia”. Cursos Gerenciamento Construção Civil / Avaliações (FDTE). Atua em todo Brasil na Prospecção e Estudos de Oportunidade de Mercado e Vocação Imobiliária, Avaliações (imóveis urbanos e rurais), Produção Antecipada Provas Anomalias Construtivas; Vistoria Prévia de Confrontantes (Ad Perpetuam Rei Memorian), Assistência Técnica Judicial (Ações Renovatórias, Revisionais, Desapropriações). Capacitado Mediador e Arbitro (INAMA/SP). Coordenador para implantação do Técnico Comitê Política Urbana (2004/2006), Diretor Superintendente Distrital Ipiranga (2009/2011, 2015/2017); Diretoria Plena (2013/2015, 2017/2019) na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Professor Gil Barros – Arquiteto e Urbanista, professor e pesquisador. Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e mestrado em Engenharia Elétrica pela Poli-USP. Realizou o doutorado e conduziu pesquisas de pós-doutorado (FAUUSP), focando no uso de modelos no processo projetual. Tem experiência nas áreas de projeto e gerenciamento de equipes e atua como pesquisador nos seguintes temas: uso de representações no processo de projeto, organização do trabalho em projeto, e a estrutura profissional do arquiteto e urbanista.

Gilson Paranhos – Arquiteto e Urbanista, Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (CODHAB), é também vice-presidente da ABC – Associação Brasileira da COHABs e Agentes Públicos de Habitação; Secretário Geral do CIALP – Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, e Conselheiro vitalício do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil. Foi presidente da Direção Nacional do IAB e presidente do IAB-DF. Com escritório em Brasília, executou desde a década de 1980, projetos e obras em todo o Brasil, recebendo premiação em concursos e bienais. Foi coordenador e participante de júris de concursos públicos de Arquitetura e Urbanismo.

Jorge Antônio Magalhães Moura – Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal do Pará/1994; Especializações em: Engenharia de Transporte pela Universidade Federal do Pará/1996; Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Pará/2002; Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá-RJ/2012; e MBA em Gestão Ambiental pela FAMA-AP/2009. Atualmente Analista Técnico concursado do CAU/BR, assessorando a Comissão de Política Profissional, que trata do tema Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social desde 2014.

José Eduardo Rossato de Campos – Graduado Pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente: Trabalhando na Divisão Técnica de Áreas Públicas – DTR-3 – que pertence a Coordenadoria de Regularização Fundiária – CRF – da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo – SEHAB – 2015 até a presente data. Anteriormente: Trabalhou no programa Serra do Mar e Litoral Sustentável na Companhia de Desenvolvimento Habitacional – CDHU – 2012 /2014; Anteriormente, trabalhou como Diretor do Departamento de Regularização Fundiária no município de Taboão da Serra – 2010 / 2011; Anteriormente, trabalhou na IEME Brasil como Arquiteto no Programa Cidade Legal – 2008 / 2009; Anteriormente trabalhou na empresa IEME Brasil como coordenador de selagem e cadastro no programa de Regularização Fundiária da Prefeitura da Cidade de São Paulo – 2007 / 2008.

Maria Teresa Diniz – Arquiteta e Urbanista formada pelo Izabela Hendrix em Belo Horizonte (2002), é mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne (2004). Trabalhou entre 2005 e 2012 na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab, onde foi coordenadora do Programa de Urbanização de Paraisópolis e do GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveram as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos Renova SP, a maior concorrência pública desta natureza no Brasil. Organizadora e autora de diversas publicações e artigos, foi coordenadora executiva do USP Cidades. Atualmente, é editora no Urbitandem, professora no curso de especialização Planejamento e Gestão de Cidades do PECE Poli e assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Projetos da CDHU.

Renata Coradin – Arquiteta e Urbanista, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007), com especialização pela Fundação Politécnica da Catalunya, Barcelona no Master Laboratório de La Vivienda del Siglo XXI (2008-2010), e mestrado pela Universidade de São Paulo (2014). É sócia do escritório Habitar Arquitetas Associadas desde 2011 e professora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário FIAM FAAM desde 2014.

Sanderland Ribeiro –  Arquiteto e Urbanista, conselheiro federal do CAU/BR, coordenador da comissão de políticas profissionais do CAU/BR, coordenador adjunto da Comissão de Organização e Administração do CAU/BR nos anos de 2015/2016, professor especialista no curso de arquitetura e Urbanismo no Instituto Camillo Filho e presidente do CAU/PI na primeira gestão do CAU no triênio de 2012 /2014

Thiago Teixeira de Andrade – Arquiteto e Urbanista, Secretário de Estado de Gestão do Território e Habitação, formado pela Universidade de Brasília, após atuar como Diretor Cultural e Conselheiro no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF), entre 2010 e 2013, foi eleito presidente da entidade. No mesmo período atuou como consultor do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Enquanto foi membro da diretoria do IAB-DF, Thiago de Andrade integrou a coordenação dos concursos públicos nacionais de arquitetura das Passagens Subterrâneas de Pedestres sob o Eixão e para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015. Como presidente do IAB, ocupou assento no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Entre outras ações promoveu o funcionamento da Comissão de Políticas Urbanas (CPU). Também foi premiado no concurso Nova Arquitetura de Brasília (2007) e teve trabalhos expostos na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e no Brazilian Design&Perspective, em Singapura. Foi jurado de concursos públicos de projeto, no Júri Nacional do Opera Prima e como jurado do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan, em duas ocasiões.

Valdemir Lucio Rosa – arquiteto e urbanista, graduação PUC-Campinas, especialista em Arquitetura, Educação e Sociedade. Docente na Escola da Cidade na área de Tecnologia. Desde 1986 atua com pesquisas e projetos de Pré-Fabricação com Argamassa Armada e Concreto; Gerenciamento de fábricas de pré-fabricados e da Fábrica de Escolas em Campinas (1991/1993) coordenada pelo Arq. João Filgueiras Lima (Lelé). Desenvolveu estudos de Habitação para o Haiti e sistemas Pré-Fabricados para Nigéria. Autor de projetos e execução de escolas em Campinas e região; projeto de HIS em Itaquaquecetuba; projeto de recuperação de área de ocupação em Brasília (1999). Chefe de Habitação na Prefeitura de São Roque-SP (2001/2003). Sócio/Diretor de Fábrica de Pré-Fabricados em Paulínia (2003/2010). Vice-Presidente do IAB – Núcleo Campinas (2013/2016), Diretor na Atual Gestão, membro do GT-Assistência Técnica-CAU-SP e de conselhos do meio ambiente. Sócio/Diretor da VLR Arquitetura e Urbanismo desde 1999.

CEAU/CAUSP
CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas
ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo
AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura
FNA/SASP – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas / Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo
IAB/SP – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo
FeNEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Publicação

14.11.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo