Projeto-piloto “Capacita Arquiteto e Urbanista” atrai centenas em Salto/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Projeto-piloto “Capacita Arquiteto e Urbanista” atrai centenas em Salto/SP

Publicação

21.06.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Projeto-piloto “Capacita Arquiteto e Urbanista” atrai centenas em Salto/SP

Participantes assistem à palestra no segundo dia do evento “Capacita Arquiteto e Urbanista” em Salto/SP.

Realizado de 5 a 9 de junho de 2017 em Salto/SP, no Auditório “Paulo Freire” do complexo Sala Palma de Ouro, o Projeto-piloto “Capacita Arquiteto e Urbanista” reuniu cerca de 300 pessoas, entre arquitetos e urbanistas e estudantes da área da região de Campinas.

Tendo como finalidade principal a capacitação profissional do arquiteto e urbanista, o evento também promoveu a discussão sobre pontos exclusivos da profissão, atualizações, temas de interesse tecnológico e novidades nas diversas áreas de atuação e suas atribuições técnicas, a fim de fomentar o conhecimento, a criatividade, inovação e dinamismo nas práticas e conhecimentos de arquitetura.

Promovido pelo CAU/SP, sob responsabilidade de organização da Diretoria de Relações Institucionais do Conselho, conforme Plano de Ação 2015/2017, o Projeto “Capacita Arquiteto e Urbanista” foi idealizado a partir das parcerias não onerosas do Conselho com entidades e organizações sociais que promovem estudos e conceitos para desenvolvimento de produtos e suas aplicações no segmento da arquitetura e urbanismo.

“Percebemos a importância deste evento ao saber que suas perspectivas ultrapassaram as fronteiras regionais previstas, estando presentes colegas das cidades de Sorocaba, Itu, São Roque, Indaiatuba, Campinas, Americana, Porto Feliz e Paraguaçu Paulista – distante do evento em foco 4h – além claro, Salto”, comentou Arq. Urb. Carlos Alberto Pupo, Diretor de Relações Institucionais do CAU/SP.

O evento na cidade de Salto foi a primeira oportunidade de implantação do Projeto, que contou com a participação da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, através do workshop “Soluções para Cidades: Mobilidade e Permeabilidade Urbana”; do Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente do CAU/SP, com a palestra “Cidades Resilientes: Como enfrentar os desafios ambientais”; da ACERVIR – Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região, com o workshop e dinâmica de grupo sobre “Alvenaria Cerâmica Estrutural”; da ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, com o tema “Pré-fabricados em concreto: Do projeto à obra pronta”, e da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, com suas palestras sobre “O Aço na Arquitetura Brasileira” e a tecnologia “Light Steel Frame na Arquitetura”. Também participaram a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com a palestra “Certificação Digital e Documentos Eletrônicos” e a Graphisoft Brasil, com a demonstração do Software ArchiCAD BIM, suas funcionalidades e aplicações à tecnologia BIM, produto objeto de parceria com o CAU/BR.

A atividade contou ainda com a presença de autoridades, como: o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade, Arq. Urb. Sérgio Baldi; os vereadores: Vinícius Saudino e Lafaiete; e o Diretor de Meio Ambiente de Itu, Valdevino Gomes. Entre os palestrantes: o Eng. Civil Ricardo Humberto Moschetti da ABCP; a Arq. Urb. Mirtes Maria Luciani do GT Meio Ambiente do CAU/SP; a Eng.ª Civil Márcia Melo da ACERVIR; a Arq. Urb. Heloísa Pomaro e o Arq. Urb. Marcos Fontes da ABCEM; a Arq. Urb. Nayara Mármore e Arq. Urb. Marcos Paulo Ribeiro da GRAPHISOFT; o Eng. Civil Luiz Otávio Baggio Livi da ABCIC; bem como João Paulo Foini da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Ao final dos cinco dias do evento, os participantes contribuíram com uma pesquisa de satisfação que teve o objetivo de apontar indicadores de desempenho, e assim, avançar com o Projeto para as demais regiões do Estado. Um certificado de participação será enviado para cada um dos presentes aos workshops oferecidos durante a semana em Salto.

Confira as imagens do evento “Capacita Arquiteto e Urbanista”

Dia 05/06:

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”124″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Exibir como Apresentação]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

Dia 06/06:

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”125″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Exibir como Apresentação]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

Dia 07/06:

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”126″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Exibir como Apresentação]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

Dia 08/06:

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”127″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Exibir como Apresentação]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

Dia 09/06:

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”128″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”1″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Exibir como Apresentação]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

Publicado em 21/06/2017
Da redação

Publicação

21.06.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo