São José dos Campos sedia edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista” entre 21 e 25/08 – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

São José dos Campos sedia edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista” entre 21 e 25/08

Publicação

11.08.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

São José dos Campos sedia edição do “Capacita Arquiteto e Urbanista” entre 21 e 25/08

São José dos Campos será a próxima cidade a receber a nova edição do evento “Capacita Arquiteto e Urbanista – Semana de Capacitação Profissional” entre os dias 21 e 25/08.

 

Como nos demais eventos, o objetivo desta iniciativa é oferecer aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo treinamento gratuito nas áreas de permeabilidade e mobilidade urbana, fachadas ventiladas, requisitos para o uso de placas de cerâmica, uso do vidro na construção civil, tecnologia BIM, sistema Light Steel Frame, estruturas e coberturas metálicas, e pré-fabricados em concreto.

 

As entidades Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM),  Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro), Associação Brasileira de Concreto Estampado (Abrace), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC), Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Associação Brasileira dos Fabricantes de Placas de Concreto para Pisos e Revestimentos (Abrasplac), os sindicatos Sinaprocim/Sinprocim (indústria de produtos de cimento), e a empresa Graphisoft apoiam esta semana de capacitação técnica, junto com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos.

O “Capacita Arquiteto e Urbanista” é gratuito e prevê a emissão de certificados aos participantes.

As inscrições devem ser feitas por meio deste link: http://credencial.imasters.com.br/capacita-sjc

 

Programação

21/8 – 18h às 22h – Workshop “Soluções para cidades: Mobilidade e Permeabilidade Urbana” – ABCP

O Workshop tem o objetivo de apresentar a arquitetura de produtos, diretrizes de projeto e execução de passeios com sistemas à base de cimento (Placas de concreto, Pavimento Intertravado, Concreto moldado in loco, Concreto estampado, e Ladrilho hidráulico). Contextualiza a importância do passeio público diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana e apresenta melhores práticas de aplicação. Além disso, aborda conceitos e aplicações dos pavimentos permeáveis, solução inovadora que impacta a microdrenagem urbana.

Ministrada por Ricardo Humberto Moschetti, Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzie com extensão em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes e MBA pela FGV – Fundação Getúlio Vargas em Estratégia de Mercado. Gerente Regional do Estado de São Paulo da Associação Brasileira de Cimento Portland.

22/8 –18h às 21h – Palestra “Archicad BIM” – GRAPHISOFT

Ministrada por Isabel Sipahi, que desempenha o cargo de Gerente de Produtos e Implementação BIM na GRAPHISOFT Brasil desde 2014.

A palestra consistirá em Introdução à tecnologia BIM, e apresentação do software BIM ARCHICAD, suas principais funcionalidades e aplicações.

23/8 – 18h às 20h – Palestra “O Sistema Ligth Steel Frame – Conceito e Boas Práticas no Mercado Brasileiro” – ABCEM

Ministrada por Heloísa Pomaro, Arquiteta Urbanista, especializada em Wood Frame, Light Steel Frame e Sistemas Construtivos Ecoeficientes. Sócia e diretora da Construtora Micura Steel Frame onde direciona o seu trabalho para o uso de tecnologias integradas e na capacitação de profissionais especializados na criação e execução de projetos em Light Steel Frame. Heloisa ocupa hoje um lugar de destaque na implantação de projetos de construção à seco no cenário nacional.

A palestra consiste em apresentar aos participantes os conceitos de sistema integrado Light Steel Frame, seus componentes, o processo de criação arquitetônica e o processo da obra em LSF. Serão apresentados também cases de obras em LSF.

23/8 – 20h às 22h – Palestra “Estruturas Metálicas em Obras de Multiandares” – ABCEM

 

Ministrada por Arq. MSc Eng. Marcel  G. Trescastro. Arquiteto e Urbanista (UFRGS), Mestre em Gerenciamento na Construção (NORIE/UFRGS). Atuação profissional nas áreas de planejamento, coordenação e compatibilização de projetos com sistemas estruturais metálicos nos segmentos industrial, corporativo e hoteleiro. Atualmente é especialista de Engenharia na Medabil Sistemas Construtivos com atuação direcionada para edifícios de múltiplos pavimentos metálicos.
 

24/8 – 18h às 22h – Palestra “O Vidro na Construção Civil” – ANAVIDRO

Ministrada por Claudio Mansur, presidente da ANAVIDRO.

A palestra abordará a história do vidro, sua composição química, a indústria do vidro no Brasil, tipos de vidro, tipos de envidraçamentos e apresentação das Normas da ABNT relativas ao tema.

25/8 – 18h às 22h – Palestra “Fachadas Ventiladas” – ANFACER

Ministrada por Rodrigo do Vale, Engenheiro Civil, supervisor de operações responsável pelas obras de fachada ventilada da KeraGaiL-GaiL. Atuou diretamente como responsável técnico em obras de grande porte com fachada ventilada, como a construção da Linha 4 do metrô no Rio de Janeiro e ampliação da linha Lilás em São Paulo, entre outras. Com vasta experiência também em sistemas aderidos, atuou por 6 anos como consultor técnico com acompanhamento de mais de 30 obras de fachada aderida.

Atualizado em 17/08/2017

Da Redação

Publicação

11.08.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo