Seminário do GT BIM apresenta plataforma gerencial para arquitetos e urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário do GT BIM apresenta plataforma gerencial para arquitetos e urbanistas

Publicação

24.04.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário do GT BIM apresenta plataforma gerencial para arquitetos e urbanistas

[imagebrowser id=110]

O Grupo de Trabalho BIM do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo organizou um seminário para apresentar aos arquitetos e urbanistas a plataforma BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação da construção). O evento ocorreu no dia 20 de abril, no Braston Hotel, em São Paulo.

Com a palestra do professor Luiz Augusto Contier, conselheiro federal suplente do CAU/BR por São Paulo, e a participação dos arquitetos e urbanistas e membros do GT Alan Cury e Cristiano Antônio Morales Jorge, e da coordenadora do Grupo Miriam Castanho, bem como de Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP, o seminário discutiu a compreensão do processo no ambiente profissional da Arquitetura e Urbanismo e especificamente na cadeia produtiva da construção civil.

Para o presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, “a informatização tem evoluído rapidamente na área de Arquitetura e Urbanismo e por isso é necessário que conheçamos todos esses procedimentos. O conhecimento desta nova técnica auxilia a todos a exercer melhor a nossa profissão”. 

Miriam Castanho, coordenadora do GT BIM, afirmou que “o processo BIM se inicia dentro de um escritório de Arquitetura, passa por todo o ciclo de vida da obra e da construção e vai acabar na sua demolição. Para nós, arquitetos, o que muda é que existe agora um elemento comum – esse modelo BIM que se inicia na Arquitetura e recebe contribuições de todas as outras áreas. É um método usado no planejamento, no projeto, durante a obra e no gerenciamento do edifício”. 

O professor Luiz Augusto Contier afirmou que a “nova plataforma de projetos em BIM pressupõe um ganho de eficiência dos escritórios e uma assertividade maior dos nossos documentos. Com isso, nós erramos menos. O BIM também traz vantagens para os contratantes e para os órgãos públicos. Hoje, nós temos diversas empresas estrangeiras de projetos, legalmente estabelecidas no Brasil, que já trabalham com a plataforma, e nós não podemos perder mercado para essas empresas ”, afirmou Contier.

Durante o evento, foram apresentados os conceitos, aplicações, vantagens e desafios, além de exemplos de casos reais de projetos desenvolvidos por meio do processo BIM. 


Publicado em 24/04/2017

São Paulo/SP

Publicação

24.04.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo