Workshop sobre Acessibilidade é realizado na Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Workshop sobre Acessibilidade é realizado na Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo

Publicação

31.05.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Workshop sobre Acessibilidade é realizado na Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo

[imagebrowser id=118]

O CAU/SP, junto à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou no último dia 23 de maio, no auditório da Rede de Reabilitação Lucy Montoro na capital paulista, o Workshop “Acessibilidade – Contexto Urbano Contemporâneo”, com foco no conceito do Desenho Universal e na Lei Brasileira de Inclusão. A atividade é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade do CAU/SP. 

A abertura do evento ficou a cargo do Diretor Administrativo do CAU/SP, Luiz Fisberg, que informou que essa parceria para realização das atividades tem sido um sucesso, com workshops sendo realizados em várias cidades do estado de São Paulo, espaços lotados e público interessado no assunto. “Uma das atitudes do Conselho é contribuir com ações de capacitação e disseminação do conceito de acessibilidade que são revertidas em benefícios para a própria sociedade”.

Em seguida, a conselheira e coordenadora do GT de acessibilidade do CAU/SP, Silvana Cambiaghi, iniciou o workshop e explicou que o conceito de Desenho Universal não engloba apenas os 24% de brasileiros com algum tipo de deficiência, segundo os dados do IBGE, e sim todas as pessoas, que em dado momento da vida serão beneficiadas pela acessibilidade, conforme vão mudando suas necessidades. “O Desenho Universal também atende a pessoas com outras condições, como as idosas, gestantes, obesas, portadores de cardiopatias e até as que estejam carregando objetos com grande volume”, destacou Silvana.

Como parte do Workshop, o público presente passou também por atividades que ajudam a entender melhor as dificuldades que a falta de acessibilidade causa às pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, usando cadeiras-de-roda ou caminhando pelo local com os olhos vedados e com ajuda de uma bengala. Também conheceram as instalações do local para a reabilitação de deficientes, como o Laboratório de Robótica e Neuromodulação.      

A palestra também teve a participação dos demais membros do GT Acessibilidade: Eduardo Flores Auge, Ludimila de Fatima Biussi Afonso, Mel Gatti de Godoy Pereira e Rogerio Romeiro.

A próxima cidade a receber o workshop será Presidente Prudente, no dia 6 de junho. E em novembro, no dia 20, haverá uma nova edição já confirmada em São Paulo, capital.

Publicado em 31/05/2017
São Paulo/SP

Publicação

31.05.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo