1ª Conferência aprova documento: “Tarefa dos arquitetos e urbanistas” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

1ª Conferência aprova documento: “Tarefa dos arquitetos e urbanistas”

Publicação

06.08.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

1ª Conferência aprova documento: “Tarefa dos arquitetos e urbanistas”

Plenaria Final
Diretores do CAU/SP e Comissão Organizadora da 1a Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas

Os participantes da 1ª Conferência Estadual do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo), encerrada na sexta-feira (02/08), no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP, aprovaram cerca de 180 propostas, encaminhadas durante as etapas preparatórias do evento. Por dois dias, arquitetos e urbanistas, autoridades e representantes de movimento sociais discutiram temas ligados à crise urbana, à reforma urbana e ao papel profissional e social do arquiteto e urbanista.

Leia tambem:

Começa em São Paulo/SP a 1ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas

1a Conferência: Cadeia Produtiva e Tecnológica da Construção Civil em debate

Ensino e Formação do Arquiteto e Urbanista em pauta

Autoridades prestigiam abertura solene

Ética gera profissionais de qualidade

Exercício profissional e o papel social do arquiteto e urbanista

Debates simultâneos da 1ª Conferência do CAU/SP

A plenária final do evento também aprovou o documento Tarefa dos arquitetos e urbanistas do CAU/SP (leia aqui o documento na íntegra), com a indicação de ações e posições que devem ser tomadas pelos profissionais paulistas. Entre elas, a abertura de diálogo com a sociedade sobre a reforma urbana, o desenvolvimento de ações junto a profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo para garantir o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira e autônoma na indústria da construção civil e a defesa da assistência técnica pública e gratuita para os movimentos sociais que lutam pela moradia.

Foi apresentado e aprovado ainda documento resultado da mesa de debates sobre Ensino e Formação – clique aqui

plenaria final
Representantes eleitos nos Encontros Regionais participam da plenária final da 1a Conferência do CAU/SP

O presidente do CAU/SP, arquiteto e urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro, avaliou que a 1ª Conferência teve resultados “extremamente positivos”. “Tivemos uma participação de profissionais e da população acima da nossa expectativa e discutimos temas relevantes para a arquitetura e urbanismo e para o conjunto da sociedade, inclusive com a participação maciça dos movimentos sociais em algumas das nossas mesas de trabalho”, disse. O presidente informou que o documento “Tarefa dos arquitetos e urbanistas do CAU/SP” será amplamente difundido, nos próximos dias, não só entre arquitetos e urbanistas paulistas, mas também entre autoridades, representantes da sociedade civil e prefeituras municipais. “O documento resume nossos anseios, nossas conquistas e onde queremos chegar”, afirmou.

O Presidente do CAU/SP avalia o evento – clique aqui

O arquiteto e urbanista Gustavo Ramos Melo, Vice-presidente do CAU/SP, fez uma avaliação muito positiva da atividade. “Foi um grande encontro, à altura do nosso Conselho aqui no Estado de São Paulo, e agora cabe a nós colocarmos em prática, encaminharmos e fazermos acontecer as propostas aqui discutidas e aprovadas”, disse.

O Vice-presidente do CAU/SP avalia o evento – clique aqui

Para o Coordenador da 1ª Conferência, o Conselheiro do CAU/SP Victor Chinaglia, a Conferência é “um marco histórico” no trabalho dos arquitetos e urbanistas do Estado de São Paulo. “Estamos retomando debates fundamentais, como o reforma urbana, o desenvolvimento nacional e a soberania sobre a tecnologia da construção civil. Com a assistência técnica pública e gratuita. Esperamos ajudar a resolver ou acelerar a solução para o problema da moradia no Brasil”, avaliou.

O Coordenador da 1ª Conferência do CAU/SP avalia o evento – clique aqui


Paulo San Martin e Daniele Moraes, de São Paulo/SP

 

Publicação

06.08.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo