1ª Conferência do CAU/SP começa nesta quinta-feira – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

1ª Conferência do CAU/SP começa nesta quinta-feira

Publicação

31.07.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

1ª Conferência do CAU/SP começa nesta quinta-feira

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP recebe, nos próximos dias 1 e 2 de agosto de 2013, profissionais e representantes da sociedade civil de todo o Estado de São Paulo para sua 1a Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas. O evento acontece no Memorial da América Latina, na capital paulista, com inscrições abertas no site oficial da Conferência.

Inscrições clique aqui

O tema da 1a Conferência do CAU/SP é “Desenvolvimento Nacional e o Papel dos Arquitetos e Urbanistas na Construção das Cidades”. As mesas de debates do evento devem discutir a respeito dos seguintes eixos: Cadeia Produtiva e Tecnológica da Construção Civil; Ensino e Formação do Arquiteto e Urbanista; Ética e Globalização; e Exercício Profissional e o Papel Social do Arquiteto. Entre os palestrantes confirmados: os arquitetos e urbanistas Ciro Pirondi,  Miguel Pereira, Milton Anauate, Augusto Valeri, Anália Maria Marinho de C. Amorim, Pedro Fiori, Marco Antonio Alves Jorge e João Whitaker.

Programação completa clique aqui

A 1a Conferência do CAU/SP foi precedida por Encontros Municipais e Regionais preparatórios que percorreram o Estado nos meses de junho e julho com ricos debates, bem como interiorizando as ações e iniciativas do novo Conselho. Também aberta à sociedade, a etapa estadual deverá aprovar resoluções a respeito dos eixos temáticos, incorporando ainda outras sugestões dos participantes.

Visite o hotsite do evento: www.causp.gov.br/conferencia

Para o Presidente do CAU/SP, o Arquiteto e Urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro, a realização da 1ª Conferência é um marco na história do Conselho. Em sua avaliação, o Brasil vive hoje um momento importante de mudanças econômicas e sociais que afetam diretamente o exercício da profissão. “A Conferência vai discutir o nosso papel diante desses desafios e na formação das nossas cidades. Por isso, a Conferência é aberta a toda a sociedade e não somente aos profissionais da área”. De acordo com Afonso, o CAU/SP nasceu com a proposta democrática de realizar amplos debates com os arquitetos e urbanistas e também com outros segmentos da sociedade e “a Conferência é o espaço ideal para isso”, completa.

Segundo o Coordenador da 1a Conferência, Arquiteto e Urbanista Victor Chinaglia, um dos temas de destaque dos debates será o impacto que a exploração do petróleo já começa a causar nos centros urbanos paulistas. “A previsão é de grandes mudanças na paisagem urbana de muitas cidades, com alta movimentação de populações ao longo dos próximos anos, interferindo diretamente na indústria da construção civil e na arquitetura e urbanismo”, aponta Chinaglia.

Coleta de Dados Biométricos
Durante os dois dias do evento, uma equipe do CAU/SP estará no Memorial da América Latina tirando dúvidas e realizando coleta de dados biométricos dos profissionais. O atendimento das 9 às 18h. Para a realização da coleta de dados biométricos no evento serão necessários os seguintes documentos e procedimentos:

  • Realizar a primeira fase do cadastro via SICCAU (clique aqui)
  • Declaração de veracidade de dados, preenchida e assinada (emitida pelo SICCAU)
  • Caso tenha alterado ou atualizado seus dados cadastrais no SICCAU, apresente cópias de todos os documentos referentes as informações atualizadas;
  • Os profissionais formados a partir de 2010 deverão levar também cópia autenticada do diploma de conclusão de curso.

Da redação

Publicação

31.07.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo