Começa em São Paulo/SP a 1ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Começa em São Paulo/SP a 1ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas

Publicação

01.08.2013

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Começa em São Paulo/SP a 1ª Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas

Mesa abertura Conferência CAU/SP
Mesa abertura 1a Conferência CAU/SP

Arquitetos e urbanistas e cidadãos de todo o Estado de São Paulo debatem, nesta quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo/SP, sobre o “Desenvolvimento Nacional e o Papel do Arquiteto e Urbanista na Construção das Cidades”, durante a 1a Conferência Estadual de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP. O evento foi precedido de 12 etapas regionais preparatórias e dezenas de encontros municipais que percorreram a região nos meses de junho e julho.

Veja aqui a galeria de imagens da 1a Conferência do CAU/SP

A mesa de abertura da 1a Conferência contou com a participação do Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro; do Vice-presidente do Conselho, Gustavo Ramos Melo; do Coordenador da 1a Conferência, Victor Chinaglia; do Diretor Administrativo do CAU/SP, Gerson Mendes Faria; do Diretor Financeiro, Éder Roberto da Silva; do Diretor Financeiro Adjunto, Pietro Mignozzetti; e da Diretora Técnica Adjunta, Luciana Rando de Macedo Bento.

Em sua saudação, Victor Chinaglia ressaltou que durante o processo de preparação da Conferência foram percorridos cerca de cinco mil quilômetros. Para Victor, o nascimento do CAU ocorreu em 31 de dezembro de 2010, com a sanção presidencial da Lei 12.378, que instituiu o Conselho, “mas considero que essa 1a Conferência é o nosso batismo. O batismo dos arquitetos perante a sociedade e rumo ao desenvolvimento nacional e à soberania tecnológica de nosso País”. O Arquiteto e Urbanista desejou ainda que “o resultado dessa Conferência seja muito vitorioso para todos os arquitetos do Estado de São Paulo”.

Para Gustavo Ramos Melo, “tínhamos o desafio de construir essa Conferência. Um sonho que estamos realizando hoje, com um público muito bom, formado também por grandes amigos. Vamos discutir! Temos uma pauta bastante extensa, hoje e amanhã. Desejo a todos um ótimo trabalho”.

Em seguida, o Presidente do CAU/SP cumprimentou toda a diretoria do Conselho que, segundo o Presidente, “não mediu esforços para concretizar esse evento” e, particularmente, o Conselheiro Victor Chinaglia, “que coordenou os trabalhos e teve uma missão difícil, mas certamente muito gratificante”. Afonso ressaltou que a 1a Conferência do CAU/SP é uma conquista de todos os profissionais da área. “Temos o dever de promover a valorização profissional há muito deixada de lado. Temos o dever de resgatar as atribuições exclusivas há muito usurpadas por outras modalidades profissionais, sempre dentro da legalidade e com a segurança jurídica que a situação exige. Temos ainda que discutir com as Instituições de Ensino e com o Governo Federal as diretrizes curriculares nacionais para o aperfeiçoamento e aprimoramento dos cursos de arquitetura e urbanismo”, destacou Afonso.

Para Afonso, “agora que somos senhores de nossas ações, estamos iniciando um debate franco e aberto com todos os cerca 50 mil arquitetos do Estado de São Paulo e com a sociedade para definirmos os rumos de nosso novo Conselho e a que viemos”. O Presidente afirmou que “a luta é grande. Temos um longo trajeto a percorrer ainda, e a certeza de que estamos no caminho certo nos dá a força que todos precisamos para caminharmos juntos e vislumbrarmos um futuro próspero para nossa classe. Um bom trabalho a todos”, declarando aberta a 1a Conferência do CAU/SP.

Por fim, o Deputado Estadual Beto Tricoli  (PV), presente na abertura do evento, foi convidado a fazer uma saudação aos participantes da Conferência. Segundo Tricoli, que também é arquiteto e urbanista, a criação do CAU/SP é um ato histórico.

Daniele Moraes, de São Paulo/SP

 

Publicação

01.08.2013

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo