IAB completa 94 anos em defesa da Arquitetura no Brasil – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

IAB completa 94 anos em defesa da Arquitetura no Brasil

Publicação

28.01.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

IAB completa 94 anos em defesa da Arquitetura no Brasil

No dia 26/01, o Instituto de Arquitetos do Brasil comemorou seu aniversário de 94 anos como uma das entidades pioneiras na representação da categoria no país.

Fundado em 1921, a partir da iniciativa de 27 profissionais reunidos na histórica Escola Nacional das Belas Artes, no Rio de Janeiro, o IAB ganhou dimensão nacional a partir dos anos 40, com a criação dos departamentos de São Paulo e Minas Gerais. Nos anos 60, o Instituto intensificou os debates pela reformulação da regulamentação profissional dos arquitetos e tomou parte nas discussões sobre os rumos do desenvolvimento brasileiro, tendo por marco o Seminário de Habitação e Reforma Urbana, realizado em Petrópolis (RJ), em 1963.

Além da defesa da Arquitetura brasileira, o Instituto também se destacou por suas intervenções nos períodos mais autoritários da história brasileira, a exemplo dos anos 40, contra a ditadura do Estado Novo (1937-1945), ou nos anos 70, durante o recrudescimento da repressão no Regime Militar (1964-1985).

Nos anos 90, o IAB somou forças com as demais entidades da Arquitetura brasileira na articulação política por um conselho próprio para a categoria, em uma luta que resultou na criação do CAU em 2010. Para o presidente da entidade, Sérgio Magalhães, a constituição de um conselho próprio da categoria “permitiu ao IAB se dedicar mais às tarefas que são próprias a ele, como a valorização da cultura arquitetônica, a valorização da profissão e o enriquecimento do vínculo entre arquiteto e sociedade”.

De acordo com Magalhães, nos próximos anos, “o IAB continuará engajado na valorização do projeto completo e na oposição à Contratação Integrada prevista pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). A entidade será atuante no debate da revisão da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93) em benefício da qualidade das obras públicas”, diz ele.

“A entidade vai ampliar o debate sobre a profissão e sobre a Arquitetura, com uma proposta que unirá as diversas entidades nacionais em benefício da realização do Congresso Mundial da UIA [União Internacional de Arquitetos], em 2020, quando o IAB completará 100 anos”, acrescenta.

 

Da redação

Publicação

28.01.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo