Portal de Atendimento: passo a passo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Portal de Atendimento: passo a passo

Publicação

12.05.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Portal de Atendimento: passo a passo

Em seu contato inicial com o Portal de Atendimento do CAU/SP, o profissional precisa:

– cadastrar seus dados no sistema (nome, CPF e e-mail).

Feito esse cadastro, o usuário é encaminhado para uma nova tela em que vai indicar um “login” (identificação) e uma senha, que serão solicitados a cada nova visita ao Portal.

A partir de então, estará apto a registrar seu primeiro chamado no Portal de Atendimento.

Importante:
A senha do Portal de Atendimento não é a mesma senha do SICCAU e deverá ser escolhida pelo usuário na ocasião do cadastro.

Na tela seguinte, o usuário deve identificar:

– Tipo de chamado (Dúvida, Erro ou Solicitação), anotar o assunto, fazer uma breve descrição do problema e, caso necessário, anexar um documento (jpg, word, pdf, entre outros e com até 2MB).

A descrição do problema, dúvida ou erro deve conter as informações essenciais para a resolução do chamado, como por exemplo:

  • Se o problema é com um RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), o profissional deverá mencionar o número deste documento;
  • Se é uma questão sobre anuidade, o usuário deverá informar o ano do pagamento devido;

Nos chamados sobre Registro Profissional poderá ser útil anexar um “print” (reprodução) da tela do SICCAU – para que a área de Atendimento do CAU/SP resolva de maneira mais eficiente a dúvida do usuário.

Vantagens para o usuário: acompanhe e avalie

O Sistema permite o acompanhamento de seu chamado dentro do CAU/SP. Há uma tela somente para esse monitoramento, em que aparece o status corrente dos chamados logo na parte superior.

Há quatro tipos principais de status:

1)     Aberto: é o estágio inicial de encaminhamento;

2)     Pendente Profissional: significa que o profissional deverá encaminhar mais informações ao Atendimento do CAU, que já fez uma avaliação preliminar da demanda; o usuário deverá clicar sobre a identificação do chamado na tela para fornecer esses detalhes; o sistema, inclusive, envia um e-mail de aviso com link para o Portal de Atendimento;
Importante: o usuário tem um prazo de 5 dias para atender à solicitação do Atendimento. Esgotado esse prazo, o chamado será encerrado automaticamente e o profissional terá que refazer o processo.

3)     Homologando: quer dizer que o Atendimento já resolveu o chamado e aguarda um retorno do profissional para saber se a resposta é satisfatória; o usuário pode alterar o status para “homologado” e dar uma nota para atendimento ou alterar para “Em andamento” (leia mais abaixo);

4)     Fechado: indica que o profissional ficou satisfeito com a resposta do Atendimento e homologou esse retorno, concluindo assim o chamado; o sistema também poderá encerrar automaticamente o chamado, caso não haja um retorno do profissional em 5 dias.

O recurso “Em andamento”

Há um tipo de status que não aparece na parte superior da tela do sistema, mas que é um dos principais recursos à disposição do usuário no sistema do Portal. Trata-se do status identificado como Em andamento.

Aparece em duas ocasiões:

1)     Quando o chamado está sendo analisado pela equipe de atendimento;

2)     Quando o chamado está no status Pendente Profissional: o usuário deverá clicar sobre a identificação do chamado na tela, fornecer as informações solicitadas, alterar o status para Em andamento e enviar. Automaticamente, o chamado volta para a fila dos Abertos;

3)     Quando o chamado está no status Homologando, mas o usuário ficou insatisfeito com a resposta: nesse caso, ele altera o status do chamado para Em andamento e solicita mais explicações do Atendimento; haverá um campo específico na tela para fazer essa solicitação.

Da redação

Publicação

12.05.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo