Grupo de Trabalho discute formação continuada de profissionais do século 21 – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Grupo de Trabalho discute formação continuada de profissionais do século 21

Publicação

15.12.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Grupo de Trabalho discute formação continuada de profissionais do século 21

A atualização profissional constante é um dos principais desafios contemporâneos. Por esse motivo, o CAU/SP instituiu um Grupo de Trabalho dedicado ao tema, para desenhar políticas que ajudem o Conselho a apoiar os arquitetos e urbanistas nessa trajetória.

“Considerando as condições atuais dos cursos de graduação e as variadas formas de atuação profissional do arquiteto, o GT se propõe a avaliar quais as alternativas existentes hoje no país para a formação continuada”, afirma o coordenador Fabio Mariz Gonçalves.

A intenção é “discutir políticas de regramento, aperfeiçoamento e acompanhamento que devam ser implementadas pelo CAU”.

O tema é complexo e suporta uma das defesas fundamentais do Conselho: a luta para que os profissionais assumam a plenitude de suas atribuições no mercado profissional.

Projetos de edificações, planejamento urbanístico, paisagismo, conservação do patrimônio histórico. Esse conjunto de atribuições é vasto demais para uma graduação, reconhece o GT.

O avanço tecnológico também exige o aperfeiçoamento contínuo do profissional, bem como sua especialização — o “arquiteto generalista” pertence ao século passado, como ressalta o coordenador Mariz Gonçalves.

Para o GT, será por meio do estudo contínuo e constante que o arquiteto e urbanista vai defender perante a sociedade sua importância e suas atribuições.

Além do coordenador Fabio Mariz Gonçalves também fazem parte do GT os arquitetos e urbanistas Reginaldo Luiz Nunes Ronconi, Ana Elena Salvi, Ana Goes Monteiro e Rodrigo Peronti Santiago (membros titulares).  Tatiane Roseli Ribeiro e Enio Moro Jr atuam como membros substitutos.

 

Publicado em 10/12/2015
Da Redação

 

Publicação

15.12.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo