Em 2015, CAU/SP apoiou e patrocinou ações de aperfeiçoamento profissional – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Em 2015, CAU/SP apoiou e patrocinou ações de aperfeiçoamento profissional

Publicação

22.12.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Em 2015, CAU/SP apoiou e patrocinou ações de aperfeiçoamento profissional

a Vila de Paranapiacaba
Reconhecida pela importância de sua arquitetura histórica, a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, foi o local de de um dos eventos patrocinados pelo CAU/SP em 2015. Imagem: Christiano Anderson/FlickrCC.

Quando decidiu apoiar ou patrocinar atividades relacionadas à Arquitetura e Urbanismo em 2015, o CAU/SP manteve algumas preocupações fundamentais, como a formação continuada dos profissionais; a valorização da Arquitetura e Urbanismo brasileiros; e a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do país.

Boa parte dos projetos patrocinados pelo Conselho neste ano foram dirigidos para aprimorar o treinamento e a formação de arquitetos e urbanistas, incluindo áreas fora da grade curricular.

Em agosto, por exemplo, os profissionais interessados no uso de madeiras brasileiras para a construção civil puderam fazer uma oficina em Franca inteiramente dedicada ao tema. No mês seguinte, a utilização, reuso, retenção, distribuição e qualidade dos recursos hídricos na cidade foram o foco de outro curso patrocinado pelo CAU, desta vez em Suzano. Ainda em setembro, um curso sobre o uso da energia de maneira sustentável atraiu profissionais em Americana.

Na capital paulista, muitos profissionais se interessaram pelo treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros, com o alvo específico de formar arquitetos que incluam medidas de proteção contra incêndios e emergências em seus projetos.

Os profissionais ainda puderam aproveitar a experiência de profissionais de destaque como José Luiz Lemos da Silva Neto, Ruy Ohtake e Siegberti Zanettini no ciclo de palestras realizado em Indaiatuba, com o patrocínio do Conselho.

Já em dezembro, na cidade de Santos, a ONG Peabiru ofereceu uma oficina em assistência técnica para Arquitetura e Urbanismo, uma prerrogativa do CAU/SP desde sua criação.

O Conselho também procurou espalhar informação por meio de publicações com temas importantes para o aperfeiçoamento do trabalho de arquitetos e urbanistas.

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP), o Conselho patrocinou a produção de três manuais técnicos, que podem ser baixados gratuitamente no site do CAU/SP.

Arquitetura e Urbanismo do século 21
O desenvolvimento sustentável, as agressões ao meio ambiente, o aperfeiçoamento do meio urbano através da tecnologia da informação, todos os grandes temas do século 21 para a Arquitetura e Urbanismo foram alvo de iniciativas suportadas pelo Conselho.

Por exemplo, em março, o CAU/SP apoiou institucionalmente o III Fórum de Desenvolvimento Urbano e Construção Sustentável na capital paulista. Em abril, na mesma cidade, o Conselho se envolveu com a 2ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, que tratou de uma das maiores pragas urbanas: a poluição sonora.

As interfaces da Arquitetura e Urbanismo com a tecnologia, no âmbito privado e público, também fizeram parte da grade de eventos apoiada pelo Conselho. Em abril, o CAU/SP participou da 1º Mostra de Arquitetura e Tecnologia em Araraquara.

As cidades conectadas –as chamadas “smart cities”— foram o tema do Fórum Connected Smart Cities na capital paulista, realizado em agosto, com a presença (e o apoio institucional) do Conselho. No mesmo mês (e na mesma cidade), a autarquia fez parte da edição 2015 da Greenbuilding Brasil, feira de negócios que é referência no mercado de construção sustentável.

Em São Carlos, o Conselho ajudou a tornar realidade dois eventos com foco na valorização e aperfeiçoamento da Arquitetura local: a 9ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia , em outubro, e a 1ª Mostra de Arquitetura da AEASC em dezembro.

Os desafios da crise urbana e a busca de soluções foram o eixo temático de outro evento patrocinado neste ano: o Encontro Estadual de Arquitetos e Urbanistas, realizado na capital paulista em novembro.

A preservação do patrimônio

A riqueza arquitetônica espalhada pela capital e do interior paulista sempre foi alvo de preocupação por parte do Conselho, que estimula o envolvimento dos profissionais no debate sobre a contribuição da Arquitetura e Urbanismo para preservar esses marcos.

Um dos projetos patrocinados neste ano diz respeito à preservação do patrimônio na maior cidade do interior: o site Identidade Arquitetônica, que expõe 30 edifícios importantes para Campinas.

Em novembro, os profissionais participaram do evento “A Arquitetura e a Vila de Paranapiacaba”, em Santo André, sítio histórico que se destaca pelo contraste das arquiteturas portuguesa e inglesa. No mesmo mês, o Conselho patrocinou a publicação de um livro sobre um ícone da Arquitetura brasileira, o prédio do MASP, lançado na capital paulista.

Em 2016, as ações e atividades continuam por meio de projetos contemplados pelo Edital de Patrocínio, que envolvem temas tão variados como Arquitetura social, a Bienal de Arquitetura e documentários que devem atrair o interesse dos profissionais.

Publicado em 22/12/2015
Da Redação

Publicação

22.12.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo