GT Urbanismo – Plano Diretor quer valorizar planejamento urbano – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

GT Urbanismo – Plano Diretor quer valorizar planejamento urbano

Publicação

28.01.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

GT Urbanismo – Plano Diretor quer valorizar planejamento urbano

Avenida 23 de Maio
Avenida 23 de Maio, na capital paulista. Imagem: Diego Torres Silvestre/FlickrCC.

O Grupo de Trabalho – GT de Urbanismo e Plano Diretor do CAU/SP  é composto por arquitetos e urbanistas que representam as diversas regiões do Estado de São Paulo, desde as regiões metropolitanas, cidades médias e polos de desenvolvimento, cujos profissionais atuam e nos planejamentos municipais seja como Secretários de cidades, ou realizando planos estratégicos de desenvolvimento e planos diretores participativos. Da mesma forma, estão representados no GT as universidades públicas e privadas, os órgãos municipais, sindicatos e os  profissionais liberais.

Das iniciativas tomadas pelo GT, destacam-se as seguintes, visando ampliar o fluxo de informações e o debate sobre o tema do Planejamento Urbano:

1-A produção de um conjunto de textos por seus membros, considerados temas fundamentais e estratégicos sobre necessidades de acompanhamento e incentivos de debate profissional  pelo CAU/SP a saber:

Sobre o Ensino – FEITOSA, M.José. ARQUITETURA  E  URBANISMO: SEU  ENSINO  NO  BRASIL;  Sobre Instrumentos Urbanísticos.

Sobre a regulamentação municipal dos instrumentos urbanísticos. ALVES, J. Xaides. INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS DO ESTATUTO DA CIDADE: avanços necessários para a sustentabilidade da Gestão Pública;

Sobre a Gestão Urbana – BERNILS, Fabio S. A GESTÃO PÚBLICA DO URBANISMO: PROBLEMAS, TRANSPARÊNCIA E MÉTODOS;

Sobre a produção da habitação – MICHELIN, Rodrigo F.; HABITAÇÃO SOCIAL E A CIDADE: PANORAMA E RECOMENDAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO SOCIAL NAS CIDADES DE SÃO PAULO;

Sobre a participação popular: ALVES, J. Xaides. METODOLOGIA PARTICIPATIVA: RECOMENDAÇÕES PARA AS AÇÕES DE PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA NAS CIDADES DE SÃO PAULO;

Sobre a questão da mobilidade Urbana –  YOSHINAGA, Mario. URBANISMO;

2 – A organização de um questionário para os gestores municipais de planejamento urbano do Estado de São Paulo, visando diagnosticar várias questões sobre a situação profissional, a gestão urbana e a aplicação real do planejamento municipal.

3 –  Publicação dos artigos (acima citados);

4 – Envio dos questionários aos Prefeitos;

Fazem parte do GT os arquitetos e urbanistas: Mario Yoshinaga (coordenador), Fábio Silveira Bernils, José Xaides de Sampaio Alves, Maria José Gomes e Rodrigo Fernandes Michelin.

Publicado em 28/01/2016

Da Redação

Publicação

28.01.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo