Seminário aborda uso de instrumentos geoambientais para projetos urbanísticos – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário aborda uso de instrumentos geoambientais para projetos urbanísticos

Publicação

12.02.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário aborda uso de instrumentos geoambientais para projetos urbanísticos

Programado para dia 18/02, o seminário “Um olhar sobre o território: Instrumentos Geoambientais para projetos urbanísticos” vai abordar as ferramentas disponíveis para arquitetos e urbanistas no tocante ao impacto ambiental de seus projetos.

Os palestrantes convidados pertencem à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e à empresa Base Aerofotogrametria e Projetos S.A.

A apresentação da Secretaria do Meio Ambiente vai ser focada no projeto DATAGEO. Disponível ao público desde setembro de 2014, trata-se de uma plataforma que estrutura, organiza e divulga as bases de informações ambientais e territoriais do Sistema Ambiental Paulista.

Por meio do DATAGEO, o profissional pode ter acesso a informações sobre áreas com diretrizes especiais de uso, biodiversidade, clima, riscos naturais, topografia, transportes, zoneamento e ordenamento, entre muitos outros temas.

Premiado em 2015, o projeto foi concebido no âmbito da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), representada por Eduardo Trani, coordenador de planejamento ambiental, e Arlete Ohata, diretora do Departamento de Informações Ambientais, e uma das autoras da ferramenta.

Em sua exposição, Trani e Ohata devem apresentar a ferramenta e mostrar sua aplicabilidade no planejamento de arquitetos e urbanistas, trazendo ainda exemplos de estudos e políticas públicas na área ambiental.

Na sequência, a equipe do escritório Base S.A. vai apresentar a palestra “Imagens do território como instrumento de estudos geoambientais e urbanísticos”.

As imagens de território como documentação histórica, e a apresentação das tecnologias, materiais e projetos necessários para as etapas de planejamento, gestão e de concepção dos projetos são os eixos desta apresentação.

Os palestrantes são os engenheiros agrimensores Ricardo Savi, Ivan Valeije Idoeta e Irineu Idoeta, professor titular da Puccamp e autor do livro “São Paulo vista do alto: 75 anos de aerofotogrametria”.

O seminário é uma realização do Grupo de Trabalho Meio Ambiente, do CAU/SP, sob coordenação de Mirtes Maria Luciani, e integrado por Telma Terezinha Souza Ribeiro, Eduardo Trani, Paulo André Cunha Ribeiro e Sergio Baldi. Elisete Akemi Kida e Fabricio Ribeiro dos Santos Godoi são membros substitutos.

O evento é aberto a todos os interessados. As inscrições –gratuitas– podem ser feitas pelo e-mail: gt@causp.gov.br, acrescentando nome, profissão e meio de contato. Aos arquitetos e urbanistas, solicita-se a inclusão do número de registro do CAU.

Serviço
Seminário “Um olhar sobre o território: Instrumentos Geoambientais para projetos urbanísticos”
Dia 18 de fevereiro de 2016
Das 8h30 às 12h30
Hotel Confort – Auditório
Rua Araújo, 141 – República
São Paulo/SP
Inscrições: gt@causp.gov.br

Seminário GT Meio Ambiente

Publicação

12.02.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo