1º Workshop dos GTs do CAU/SP reúne centenas de profissionais na capital – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

1º Workshop dos GTs do CAU/SP reúne centenas de profissionais na capital

Publicação

06.10.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

1º Workshop dos GTs do CAU/SP reúne centenas de profissionais na capital

Solenidade de abertura do 1º Workshop dos Grupos de Trabalho do CAU/SP
Solenidade de abertura do 1º Workshop dos Grupos de Trabalho do CAU/SP

Promover o amplo debate a respeito dos campos de atuação do arquitetos e urbanistas. Esse foi o principal objetivo do 1º Workshop dos Grupos de Trabalho do CAU/SP, realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro na capital paulista. O evento reuniu centenas de profissionais de todo o Estado para discussão com cada um dos 15 grupos de trabalho que apoiam o CAU/SP no debate sobre a profissão.

A atividade, ocorrida nas dependências do Centro Paula Souza na região central da cidade, contou com uma breve solenidade de abertura, com a presença do Presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, do Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, do Ouvidor Geral do CAU/BR, Roberto Simon, e do Diretor de Relações Institucionais do CAU/SP, Carlos Alberto Pupo.

Na ocasião, o Presidente do CAU/SP destacou o trabalho de estruturação do Conselho, desenvolvido nos primeiros anos de atuação da autarquia, e ressaltou os desafios enfrentados. “Hoje queremos fazer mais e ampliar a discussão sobre a nossa profissão, que tem atualmente mais de 50 mil profissionais ativos apenas aqui no Estado de São Paulo”. De acordo com Belleza, o 1º Workshop pretende “transmitir aos colegas informações sobre o trabalho que tem sido feito pelos Grupos de Trabalho do CAU/SP e promover um diálogo, uma troca de informações dentro desse contexto”.

O “gigantismo do Estado de São Paulo” mereceu destaque de Roberto Simon, Ouvidor do CAU/BR. Para ele, ainda com pequeno tempo de vida, o Conselho já deu grande salto.

De acordo com o Presidente do CAU/BR, ao arquitetos e urbanistas têm um passivo enorme de discussão “de algumas décadas de atraso no processo que nos levou a assumir o controle da nossa profissão”. Haroldo Pinheiro também mencionou o trabalho de “dimensões paulistas” desenvolvido pelo CAU/SP. “Tudo o que acontece em termos de arquitetura acontece primeiro em São Paulo e é muito bom acompanhar o que o CAU/SP divulga em seus meios de comunicação (…). Nos interessa muito acompanhar, ouvir, saber, estudar, realizar o trabalho dos colegas do CAU/SP.

Ao encerrar a solenidade de abertura do evento, o Diretor de Relações Institucionais do CAU/SP, Carlos Alberto Pupo, agradeceu o acolhimento do Centro Paula Souza e convidou os participantes para as atividades temáticas do primeiro dia, ocorridas em seguida. Foram apresentadas, então, em cinco salas simultâneas, as palestras dos Grupos de Trabalho de Habitação, Urbanismo – Plano Diretor, Arquitetura de Iluminação, Meio Ambiente e Formação Continuada.

Veja como foram os três dias de atividades:

Palestras do dia 04/10

Palestras do dia 05/10

Palestras do dia 06/10


Publicado em 06/10/2016

Daniele Moraes, de São Paulo/SP

Publicação

06.10.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo