24º Encontro Estadual da FAEASP destaca governança entre as cidades – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

24º Encontro Estadual da FAEASP destaca governança entre as cidades

Publicação

20.10.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

24º Encontro Estadual da FAEASP destaca governança entre as cidades

faeaspout2016

A importância do debate de soluções conjuntas para problemas que extrapolam os limites dos municípios foi um dos destaques do 24º Encontro Estadual da FAEASP, que reuniu agrônomos, arquitetos e engenheiros em Estância de São Pedro/SP, nos dias 14 e 15/10.

A mesa que abriu os trabalhos foi composta pelo presidente da FAEASP e vice-presidente do CAU/SP, Valdir Bergamini, pelo presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, pelo engenheiro civil Francisco Kurimori, pelo deputado estadual Ricardo Madalena, e pelos prefeitos Belkis Fernandes (Ourinhos), Maria Antonieta de Brito (Guarujá) e Otacílio Parras Assis (Santa Cruz do Rio Pardo) entre outras autoridades.

Em sua intervenção, o presidente Gilberto Belleza destacou a importância da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo na sua interlocução com os profissionais das diferentes áreas.

Reinventar a governança das cidades

A prefeita Maria Antonieta, representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), destacou o evento “IV EMDS – Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável”, previsto para abril de 2017 na capital federal, e que tem como tema “Reinventar a Governança e o Financiamento das Cidades”.

O IV EMDS, enfatizou, será um espaço para debater soluções muitas vezes de caráter metropolitano e/ou regional, de forma a atender as demandas que, nas questões mais impactantes, extrapolam os limites municipais.

A prefeita ainda ressaltou a importância dos consórcios públicos como instrumentos a serem utilizados para enfrentar problemas estruturais comuns entre as cidades.

A audiência ainda assistiu a uma palestra técnica sobre as possibilidades que a tecnologia BIM (Tecnologia de Modelagem da Informação, na sigla em inglês) oferece no processo de projeto arquitetônico por meio da modelagem 3D de uma edificação ou objeto e da gestão de informações decorrente.

Também ocorreram mais duas palestras técnicas: “Orçamentação de Obras e Serviços” e “Sistemas de Gestão”.

faeaspout162
Entrega ao presidente da FAEASP e vice-presidente do CAU/SP Valdir Bergamini pela prefeita do Guarujá Maria Antonieta do relatório sobre o “III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável” realizado em 2015 na capital federal.

Publicado em 20/10/2016
Da Redação

Publicação

20.10.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo