Fórum nacional reúne presidentes dos CAUs na capital paulista – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Fórum nacional reúne presidentes dos CAUs na capital paulista

Publicação

29.11.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Fórum nacional reúne presidentes dos CAUs na capital paulista

Reunião do Fórum de Presidentes em Brasília/DF.
Reunião do Fórum de Presidentes em Brasília/DF. Imagem: Cristiano Ramalho/CAU-DF.

São Paulo recebe nos próximos dias 01 e 02/12 a 22ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU para debater avanços na prestação de serviços aos arquitetos e urbanistas.

O CAU/BR e mais onze CAU/UF –CAU/AC, CAU/AL, CAU/AM, CAU/MG, CAU/MS, CAU/MT, CAU/PR, CAU/RN e CAU/RS, incluindo o CAU/SP– aderiram ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), um dos principais itens da pauta do Fórum.

Criado há mais de dez anos, o Gespública estimula a adoção de procedimentos para agilizar o trabalho dos órgãos públicos e o aumento da transparência de processos.

No dia 23/11, o CAU/BR obteve o reconhecimento pela adoção de critérios de exigência deste programa do Ministério do Planejamento.

A Habitat III, a conferência da ONU realizada em Quito no mês de outubro, também consta da pauta.

O Fórum vai avaliar a participação do CAU no evento, bem como ações para implementar a Nova Agenda Urbana, que pretende orientar os próximos 20 anos de desenvolvimento urbano de forma sustentável.

O direito à assistência técnica em Arquitetura é outro dos destaques da reunião dos presidentes. Desde 2008 existe uma lei federal que garante a famílias de baixa renda o acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais especializados, mas que ainda é pouco implementada país afora.

Para estimular iniciativas nesta direção, a partir de 2017 todos os CAU/UF devem dedicar 2% de seu orçamento para apoiar ações que tornem realidade esse direito.

Publicado em 29/11/2016
Da Redação

 

Publicação

29.11.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo