Seminário discute aperfeiçoamento da Fiscalização do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário discute aperfeiçoamento da Fiscalização do CAU/SP

Publicação

14.12.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário discute aperfeiçoamento da Fiscalização do CAU/SP

[imagebrowser id=102]

Em Seminário realizado na capital paulista no último dia 12/12, Conselheiros e fiscais do CAU/SP debateram dificuldades e fizeram sugestões para aperfeiçoar uma das principais atividades-fim do Conselho: a fiscalização.

“Esta é a nossa primeira ação do planejamento de 2017, e pretendemos fazer outro evento como esse ainda no início do próximo ano”, afirmou o Diretor Técnico Altamir da Fonseca.

Em um dos maiores Estados da federação, e com a maior população de arquitetos e urbanistas do país, muitos são os desafios e exigências desta tarefa. Para isso, o Conselho conta com recursos de tecnologia para intensificar a fiscalização do exercício profissional, planejando suas ações por meio de sistemas de inteligência geográfica.

Um passo adiante nesse processo pode ser a realização de parcerias com as prefeituras locais – uma das sugestões mais debatidas durante o seminário.

Reserva Técnica e exercício ilegal da profissão
Conforme mostrou a pesquisa do instituto Datafolha de 2015, cerca de 85% dos cidadãos ainda não contrataram arquitetos ou engenheiro para suas obras ou reformas – o que aponta um vasto mercado de trabalho em potencial para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Os membros da Comissão Especial de Conceituação da Fiscalização do CAU/SP, presentes na atividade, destacaram a necessária a atenção à fiscalização do exercício ilegal da profissão. O combate à “Reserva Técnica” também foi bastante discutido, sendo ressaltado o veto à prática, explícito no Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, e a dedicação do Conselho em sua fiscalização.

Os Grupos de Trabalho dedicados às questões do Patrimônio Histórico e Acessibilidade também participaram do evento.

A coordenadora do GT Patrimônio Histórico, Cassia Magaldi, reforçou que já existe precedentes de juízes que tomaram a iniciativa de proteger legados históricos no Estado; o CAU também poderia ajudar na proteção dessas edificações, acionando o Ministério Público, se necessário. A coordenadora do GT Acessibilidade, Silvana Cambiaghi, pontuou que o Código de Defesa do Consumidor já exige o cumprimento de normas técnicas na oferta de produtos e serviços, abrindo caminho para o trabalho da fiscalização.

O Estado mais experiente

“Até mesmo por causa do tamanho do Estado, nós somos a fiscalização mais experiente do país. E tudo que nós estamos aprendendo neste momento é muito valioso”, comentou o presidente Gilberto Belleza, no encerramento. “O que eu peço é que vocês [os fiscais] sempre nos forneçam feedbacks, para sugerirmos o aperfeiçoamento das resoluções do CAU/BR ”.

 

Saiba mais: Entenda como é feita a Fiscalização do CAU/SP

Publicado em 13/12/2016
da Redação

Publicação

14.12.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
23.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo