Seminário de Integração discute a ética profissional e a formação de arquitetos e urbanistas – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário de Integração discute a ética profissional e a formação de arquitetos e urbanistas

Publicação

08.06.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário de Integração discute a ética profissional e a formação de arquitetos e urbanistas

[imagebrowser id=119]

Questões como o plágio em projetos, a prática da “reserva técnica” e ofertas irregulares de serviços nas mídias digitais movimentaram os dois dias do VII Seminário de Integração do CAU/SP, sob a coordenação da Diretoria de Ensino Formação e da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho, entre 1º e 2/06, no Hotel Novotel São Paulo Jaraguá, no centro de São Paulo.

A abertura da atividade foi apresentada pelo Diretor em exercício de Ensino e Formação do CAU/SP, Paulo Canguçu Burgo, que convidou para composição da mesa: o Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, o Presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, os coordenadores da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR e do CAU/SP, Napoleão da Silva Neto e Rosana Ferrari, respectivamente, além do conselheiro federal por São Paulo, Renato Luiz Nunes, da Presidente da ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Andrea Vilela, e do conselheiro federal representante das Instituições de Ensino Superior do CAU/BR, José Roberto Geraldine Junior.

Haroldo Pinheiro falou da satisfação de estar novamente em um evento para discussão do ensino e da ética. “É na formação que devemos incutir as noções de ética para evitar a necessidade de futuras correções em condutas”. Gilberto Belleza, por sua vez, ressaltou a importância do evento na busca de avanços na propagação do conceito de ética. “Esse evento vai ser uma ótima oportunidade de aprendizado tanto para nós, representantes dos conselhos, quanto para as Instituições de Ensino”, concluiu Belleza.

Ao apresentar a primeira palestra da noite, o consultor do CAU/BR, João Honório de Mello Filho, discorreu sobre o aprendizado da ética e falou sobre o código da profissão. “Nosso Código de Ética é positivo, não dizemos o que não deve ser feito, e sim o que se deve fazer”, observou, lembrando que esse aspecto é até melhor para a difusão da ética nas universidades.

O Ouvidor Geral do Estado, Gustavo Ungaro, segundo palestrante da noite, fez reflexões sobre ética e cidade, e mostrou como esse tema está presente na vida dos municípios e das pessoas em geral. “Estamos diante de um tema que está diretamente ligado à crise gravíssima que estamos vivendo. O cenário nosso no Brasil atual é de uma crise ética”, pontuou Ungaro, que em seguida apresentou conceitos que fundamentam o assunto.

Ao término da primeira noite do Seminário foi aberta uma rodada de questões dos participantes, dirigidas aos dois palestrantes.

Confira o conteúdo do 2º dia: Seminário de Integração discute a ética profissional e a formação de arquitetos e urbanistas

Publicado em 07/06/2017
De São Paulo/SP

Publicação

08.06.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo