Projeto quer resgatar história das Bienais de Arquitetura de São Paulo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Projeto quer resgatar história das Bienais de Arquitetura de São Paulo

Publicação

24.07.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Projeto quer resgatar história das Bienais de Arquitetura de São Paulo

O projeto do livro “Arquitetura em Retrospectiva” quer resgatar a história das dez Bienais de Arquitetura realizadas em São Paulo entre 1973 e 2013. A publicação desta pesquisa, realizada pela arquiteta e urbanista Elisabete França, abrange quatro décadas da produção arquitetônica nacional e será viabilizada pela ferramenta de “crowdfunding” (financiamento coletivo pela Internet).

O trabalho de resgate histórico para a publicação se debruçou nos acervos do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Fundação Bienal, em revistas especializadas, nos jornais de grande circulação, além de entrevistas com curadores e críticos, em busca de apresentar os percursos escolhidos pela organização e curadoria de cada uma das dez exposições, bem como seus temas e formatos adotados, além das reformulações ocorridas ao longo das quatro décadas de existência deste evento.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo com mais de 25 anos de experiência em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e gestão de projetos participativos, Elisabete França também atua como professora em cursos de graduação e especialização e foi Superintendente na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), além de autora e organizadora de mais de 20 publicações sobre arquitetura e urbanismo.

O projeto abrange desde as etapas de projeto gráfico, editoração, revisão de textos até impressão e postagem. Os interessados em apoiar a iniciativa podem contribuir até o dia 22/09.

A campanha de financiamento coletivo está disponível na Internet no site Catarse: www.catarse.me/arquitetura_em_retrospectiva

Publicado em 24/07/2017
Da Redação

Publicação

24.07.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
24.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo