CAU/BR oferece oficina para capacitar escritórios de Arquitetura e Urbanismo a atuar no exterior – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR oferece oficina para capacitar escritórios de Arquitetura e Urbanismo a atuar no exterior

Publicação

26.07.2017

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR oferece oficina para capacitar escritórios de Arquitetura e Urbanismo a atuar no exterior

Puerto Madero em Buenos Aires. A Argentina é um dos países para os quais a Oficina de capacitação quer estimular a expansão das atividades dos escritórios de Arquitetura e Urbanismo brasileiros. Imagem: Pixabay.

No dia 11/08, em São Paulo, arquitetos e urbanistas interessados em expandir suas atividades para outros países podem participar da Oficina de Capacitação de Escritórios para o Mercado Exterior, oferecida pelo CAU/BR com apoio do CAU/SP.

Serão 100 vagas disponíveis para cada oficina, 70 delas destinadas aos profissionais do Estado e outras 30 aos demais interessados.

O panorama dos países vizinhos, a legislação, a regulamentação da profissão nos países fronteiriços, o Siscoserv (o sistema oficial para registro de operações com o exterior na área de serviços), a NBS (Nomenclatura brasileira de serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio) e outros temas da área vão ser abordadas nesta oficina, com carga horária de 8 horas.

Os objetivos da oficina são os seguintes:

  • Posicionar internacionalmente os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo que atuam em regiões de fronteira;
  • Capacitar os profissionais e escritórios brasileiros de Arquitetura e Urbanismo fronteiriços a atuarem na Argentina, Paraguai, Uruguai e Guiana Francesa;
  • Aumentar o número de exportações de serviços de Arquitetura e Urbanismo;

Antes da inscrição na Oficina de Capacitação para o Mercado Exterior, o CAU/BR indica a leitura de alguns textos e apostilas para a melhor compreensão e aproveitamento do conteúdo da capacitação. Clique aqui para baixar o material.

A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).  Apoiam a iniciativa o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).  


Serviço

Oficina de Capacitação de Escritórios para Mercado Exterior SÃO PAULO
Dia 11 de agosto de 2017
das 09h às 17h15
Novotel Jaragua SP Conventions – Sala Cartola
Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista
São Paulo/SP
Inscrições: http://caubr.typeform.com/to/k9LOML

Programação

9h às 9h10 – Mesa de abertura

CAU/BR, CAU/SP, ASBEA e MDIC

9h10 às 10h40 – Abertura

CAU/BR, ASBEA, SISCOSERV (MDIC), NBS (MDIC)

10h40 às 11h – Intervalo

11h às 12h30 – Legislação nacional

CAU/BR

12h30 às 14h – Intervalo para almoço

14h às 15h30 – Legislação internacional

CAU/BR

15h30 às 15h45 – Intervalo

15h45 às 17h15 – Preparar a empresa – Passo a passo da exportação do serviço de Arquitetura – Formação de preço – Responsabilidade civil – Seguro

ASBEA e MDIC

17h15 – Encerramento

Fonte: CAU/BR

Publicado 26/07/2017
Da Redação

Publicação

26.07.2017

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo