Dia Mundial da Arquitetura: organizações preparam eventos especiais para a data – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Dia Mundial da Arquitetura: organizações preparam eventos especiais para a data

Publicação

02.10.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Dia Mundial da Arquitetura: organizações preparam eventos especiais para a data

Neste dia 05 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Arquitetura. As associações que representam 3,2 milhões de arquitetos em todo o mundo vão mostrar como o planejamento urbano e a arquitetura podem tornar nossas comunidades fortes, seguras, equitativas e acessíveis.

Para 2020, o tema escolhido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) é “Rumo a um futuro urbano melhor”, que será o eixo de um webinar ao vivo (saiba mais abaixo).

Segundo o presidente da UIA, Thomas Vonier, “o planejamento urbano, o projeto e a arquitetura são essenciais para um futuro urbano melhor para todos”.

Criado pela União Internacional de Arquitetos em 1985, o Dia Mundial da Arquitetura é comemorado em paralelo ao Dia Mundial do Habitat da ONU, cujo tema este ano é Moradia para Todos: Um Futuro Urbano Melhor.

A ONU promoverá eventos, debates e comemorações sobre o tema até 31 de outubro, quando será celebrado o Dia Mundial das Cidades, de acordo com a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo 11, de “tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”.

O impacto da pandemia

O presidente da UIA destaca que a pandemia está remodelando os costumes e espaços sociais em todo o mundo, e afetando as populações mais pobres e vulneráveis ​​de maneira desproporcional.

“Em muitas das cidades do mundo, as pessoas não podem seguir práticas seguras, simplesmente porque não têm água e ar limpos, e até mesmo o próprio espaço. As políticas urbanas devem garantir serviços adequados, abrigo e espaços recreativos para todos os cidadãos”, afirma Thomas Vonier.

No dia 05, a UIA vai celebrar o Dia Mundial da Arquitetura com um webinar ao vivo sobre o tema “Rumo a um Futuro Urbano Melhor”, a partir das 9h (horário de Brasília).

Inscreva-se aqui para o webinar da UIA

Moderado pelo presidente da UIA, Thomas Vonier e pelo secretário-geral da UIA, Serban Tiganas, o webinar começará com uma mesa redonda virtual e terá seis painéis de especialistas globais que irão discutir como arquitetos e profissionais em áreas relacionadas podem enfrentar os desafios que enfrentam as cidades de hoje.

Publicado em 02/10/2020
Fonte: CAU/BR, com informações do CAU/SP

Publicação

02.10.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo