CAU/BR presta esclarecimentos ao plenário do CAU/SP sobre mudanças no SICCAU – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/BR presta esclarecimentos ao plenário do CAU/SP sobre mudanças no SICCAU

Publicação

30.10.2020

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/BR presta esclarecimentos ao plenário do CAU/SP sobre mudanças no SICCAU

O CAU/BR está realizando mudanças no SICCAU para implementar gradativamente as novidades do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) estabelecidas pela Resolução CAU/BR nº 184/2019.

O CAU/BR está reforçando sua estrutura de tecnologia da informação para implementar as novas funcionalidades do RRT de forma segura e sem interrupções, conforme relatou Thiago Ribeiro, Gerente do Centro de Serviços Compartilhados do CAU, durante a 9ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/SP de 2020, realizada virtualmente no último dia 29/10.

Segundo explicação do gerente, o SICCAU é caracterizado como um “Serviço Compartilhado Essencial”, compreendido no Centro de Serviços Compartilhados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CSC-CAU), e financiado por repasses dos CAU/UFs, conforme a Resolução CAU/BR nº 126.

Thiago Ribeiro relatou ainda que toda a infraestrutura dos sistemas de informação foi refeita como medida de reforço de segurança, após ataque malicioso à infraestrutura da empresa responsável pela sustentação dos serviços em nuvem, isto é, que hospeda todos os principais sistemas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, ocorrido no mês de julho.

As ações coincidiram com a implementação de uma nova plataforma para que o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) fosse capaz de oferecer as novas funcionalidades do RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), estabelecidas pela Resolução CAU/BR nº 184/2019.

As funcionalidades, que estão sendo implementadas gradativamente, de acordo com o gerente, atendem às novas regras para a emissão de RRT e CAT-A.

Uma das novidades é a possibilidade de agrupamento de uma série de atividades (assessoria, laudo e consultoria, por exemplo) no mesmo RRT Simples, reduzindo o trabalho para o arquiteto e urbanista, que vai economizar no pagamento de taxas.

“Nós construímos uma nova estrutura para o sistema abarcar as funcionalidades do RRT. Esse processo foi escalonado, e está sendo desenvolvido em etapas considerando o tamanho, a abrangência e a própria complexidade da estrutura do RRT”, afirmou.

Ele indicou ainda que as equipes técnicas dos CAU/UF têm contribuído para esse processo, aproveitando o relacionamento direto das autarquias com os profissionais de seus estados.

Na ocasião, o presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, esclareceu que a autarquia participa como convidada permanente no Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados e que o Conselho paulista indicou técnico para participar do processo de acompanhamento da implementação das novas funcionalidades, segurança e questões de instabilidade.

Saiba mais: Mudanças deixam solicitação do RRT mais fácil e econômica

Publicado em 30/10/2020

Da Redação

 

Publicação

30.10.2020

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo