Falece a arquiteta e urbanista Carol Bueno, sócia-fundadora da Triptyque – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Falece a arquiteta e urbanista Carol Bueno, sócia-fundadora da Triptyque

Publicação

04.01.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Falece a arquiteta e urbanista Carol Bueno, sócia-fundadora da Triptyque

A Triptyque Arquitetura  informou hoje, 04/01, o falecimento da arquiteta e urbanista Carolina Bueno, sócia brasileira fundadora do escritório franco-brasileiro, “depois de um ano de corajosa batalha por sua saúde”.  Nascida em 1975, ela tinha um câncer.

“A arquitetura perde uma profissional brilhante, engajada na luta por cidades mais abertas e inclusivas e pelo respeito ao meio ambiente. Nós, seus sócios e amigos da Triptyque no Brasil e na França, somos hoje tristeza e saudade. À família e aos inúmeros amigos que com ela compartilhamos, o nosso amor, o nosso carinho, a nossa vontade de estar junto. Obrigado, Carol!” – diz mensagem da Triptyque postada no Instagram.
 
 
Para Alê Youssef,  secretário da Cultura de São Paulo, Carol Bueno era “uma das figuras mais inteligentes e criativas que conheci”.  Ele a descreveu como  “mulher arrojada, divertida, competente”.
“Formada na Ecole d’Architeture de Paris- La- Seineque, foi a única mulher e representante do Brasil a participar da fundação do importante escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque, do qual foi sócia durante toda sua trajetória profissional e por onde criou diversos ousados projetos, no campo da arquitetura e urbanismo e que estão espalhados pela cidade e pelo mundo. Sua visão sobre o direito à cidade foi decisiva para a criação do nosso bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, do qual Carol foi uma das fundadoras, e responsável pela cenografia de todos os desfiles até aqui. Meus sentimentos a sua querida família, a todos os seus tantos amigos e colegas. Descanse em paz, minha querida. Honraremos sua memória.” – disse o secretário.
 A Triptyque Arquitetura tem  com sedes em São Paulo e Paris.  Carolina Bueno e seus sócios Grégory Bousquet,  Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëlli ousaram há alguns anos transferir a sede do escritório de uma casa modernista na região dos Jardins para a rua Araújo no centro da cidade. Nessa região eles foram responsáveis pela renovação de uma antiga usina da companhia elétrica Light , transformada no Centro Cultural RedBull, e pelo projeto de requalificação do Largo do Arouche. Entre outros trabalhos, em São Paulo, eles também projetaram os edifício Harmonia, na Vila Madalena, premiado em primeiro lugar como obra concluída da 8a. Bienal Internacional de São Paulo,  em 2010, e ainda no mesmo ano como o projeto sustentável que mais proporciona qualidade de vida, com o prêmio austríaco Zumtobel Group Awards.
Em 2019, Carol Bueno participou do seminário BIM na Prática promovido pelo CAU/BR, CAU/DF, Câmara Brasileira de BIM (CBIM) e SEBRAE.  Ela contou que escritório na Triptyque  a equipe fez um um diagnóstico em cima de processos, tecnologia e pessoas para implementar a tecnologia BIM. “É uma nova matriz, entendo que é um caminho sem volta”, afirmou.  “A partir de modelos paramétricos, a equipe consegue saber quais ações acontecem em maior quantidade e organizar os colaboradores, criando times mais eficientes”.
 
Publicado em 04/01/2021
Fonte: CAU/BR

Publicação

04.01.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo