Apresentações debatem exercício profissional com ênfase nos eixos do congresso UIA2021Rio – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Apresentações debatem exercício profissional com ênfase nos eixos do congresso UIA2021Rio

Publicação

05.01.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Apresentações debatem exercício profissional com ênfase nos eixos do congresso UIA2021Rio

Em apresentação realizada a convite do CAU/SP, os arquitetos e urbanistas Marcos Boldarini e Lucas Nobre abordam os trabalhos realizados nas comunidades Cantinho do Céu (foto), no Grajaú, e no projeto Corruíras, na capital. Crédito: Reprodução.

Uma série de apresentações, registradas em vídeo, sobre exercício profissional em Arquitetura e Urbanismo considerando os eixos temáticos do Congresso Internacional UIA2021Rio deve ser lançada em breve no canal do CAU/SP no YouTube .

A série, organizada pela então Comissão Temporária de Acompanhamento e Proposições para o Congresso UIA 2020-21 do CAU/SP – que encerrou suas atividades em dezembro, traz depoimentos de arquitetos e urbanistas convidados para palestrarem no evento mundial, programado para julho de 2021 na capital fluminense.

Originalmente previstas para acontecer em atividades presenciais de preparação para o Congresso internacional – e canceladas devido à pandemia, as apresentações foram realizadas remotamente, tendo como tema a atuação profissional em Arquitetura e Urbanismo com ênfase nos eixos temáticos a serem discutidos no Congresso.

Os arquitetos e urbanistas Marcos Boldarini e Lucas Nobre, do escritório Boldarini Arquitetos Associados, falam de suas experiências em ATHIS (assistência técnica para habitação social), a exemplo dos trabalhos realizados nas comunidades Cantinho do Céu, no Grajaú, e no projeto Corruíras, no bairro Jabaquara, região Sul de São Paulo.

A arquiteta e urbanista Adriana Levisky, do escritório Levisky Arquitetos – Estratégia Urbana, discute instrumentos, estratégias e oportunidades em projetos urbanos na atuação com a sociedade civil, agentes públicos e privados.

A arquiteta e urbanista Fernanda Barbara discorre sobre projetos residenciais e comerciais do UNA Barbara e Valentim, e trata também da qualificação dos espaços e novas perspectivas de trabalho em Arquitetura e Urbanismo.

O arquiteto e urbanista Claudio Acioly Junior, especializado em habitação, urbanização de favelas, e gestão do desenvolvimento urbano, aborda a importância do território e da dimensão do espaço nas ações previstas para agenda de objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (Agenda 2030).

Por fim, a arquiteta e urbanista Marta Moreira, da MMBB Arquitetos, relata os trabalhos realizados para reurbanização do vale do córrego do Antonico; para a conjunto do Jardim Edite; e para o Sesc 24 de Maio, todos na capital paulista, descrevendo o processo de desenvolvimento dos projetos, a relação com a comunidade atendida,  a leitura das necessidades, o atendimento aos anseios dos beneficiários e as soluções propostas.

Composta pela arquiteta e urbanista Violêta Saldanha Kubrusly (Coordenadora), Maria Rita Silveira de Paula Amoroso (Coordenadora adjunta), Miriam Roux Azevedo Addor, Alan Silva Cury, André Luis Queiroz Blanco, Carlos Alberto Palladini Filho, Nelson Gonçalves de Lima Junior, Poliana Risso Silva Ueda, Bruna Beatriz Nascimento Fregonezi e Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, a Comissão foi responsável pelos convites e organização das apresentações.


Publicado em 05/01/2021

Da Redação

Publicação

05.01.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo