CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes

Publicação

30.01.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes

É com profundo pesar que o CAUSP comunica o falecimento do arquiteto e urbanista Renato Luiz Martins Nunes. Conselheiro federal do CAU/BR por São Paulo, entre 2015 e 2017, Renato Nunes foi um dos principais responsáveis pela criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Além da brilhante carreira profissional e docente, era figura respeitada, admirada e querida entre colegas de profissão e vida. Infelizmente, mais uma perda decorrente da pandemia da Covid-19, ele havia sido transferido de Ubatuba, onde morava, no dia 23/01 para um hospital em São José dos Campo. Faleceu na tarde de ontem (29/01), dia em que completou 86 anos.

“Renato Nunes, arquiteto e urbanista e dedicado professor, deixa um legado fundamental como um dos idealizadores deste Conselho, desde os princípios de sua concepção. Que sua memória siga viva em nossas ações e pensamentos. À família e aos muitos amigos que deixa, nossos sinceros sentimentos”, declarou a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo.

Para Gilberto Belleza, ex-presidente do Conselho paulista, “Renato Nunes, além de um grande amigo, foi um dos grandes batalhadores de nossa profissão. Convivemos juntos no IAB e no CAU. Ele foi um dos grandes responsáveis pela segunda luta nossa por um Conselho próprio, em meados da década de 1990, com intensa atuação no Congresso Nacional pela aprovação de nossa lei. Vai fazer uma grande falta para nossa profissão e deixar uma grande saudade para os amigos”.

Cristina Mello destacou o projeto do arquiteto para o Sesc Bertioga. Para ela, esse projeto “diz um pouco dessa bela pessoa que foi o Renato Nunes, com muitas atividades, arquiteto de belos projetos, professor, atuante em nossas entidades. Amigo sempre presente com seu sorriso, empenho e alma transparente”.

Para a arquiteta e urbanista Rita Vaz, ” É muito triste se despedir do Renato nesta circunstância. Amigo querido, arquiteto talentoso, companheiro de IAB, sempre preocupado com os destinos de nossa profissão, foi-se em meio a uma pandemia que, se enfrentada adequadamente, não levaria tantos de nós brasileiros”. 

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP, Renato Nunes foi convidado para a docência de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Brasília, além de professor na Faculdade de Santos, Mogi das Cruzes e na Fundação Belas Artes de São Paulo.

Foi ainda Presidente do IAB-SP, Diretor Administrativo da Direção Nacional e Vice-Presidente Nacional do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). Coordenou a Câmara de Arquitetura do CREA-SP e foi fundador e Conselheiro da Fundação Vilanova Artigas. No CAU, atuou como Conselheiro estadual da gestão fundadora do CAU/SP e conselheiro federal do CAU/BR na gestão 2015-2017. No CAU/BR foi membro da Comissão de Ética e Disciplina e da Comissão de Harmonização. 

 

Publicado em 30/01/2021
da Redação

Publicação

30.01.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo