Carta aberta aos profissionais de arquitetura e à sociedade: diversidade e equidade de gênero e raça – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Carta aberta aos profissionais de arquitetura e à sociedade: diversidade e equidade de gênero e raça

Publicação

09.03.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Carta aberta aos profissionais de arquitetura e à sociedade: diversidade e equidade de gênero e raça

 

Vivemos tempos em que já não basta ser apenas ser um ótimo profissional, os desafios de nossa profissão extrapolam as atividades técnicas e abarcam uma infinidade de questões sociais. Vemos constantemente o crescimento da desigualdade econômica, cresce o número de desempregados e de desabrigados.

Nossas periferias sofrem com a falta de infraestrutura e saneamento, problemas que se tornaram ainda mais gritantes frente à crise da pandemia da COVID-19. Observamos a diminuição das áreas verdes devido ao desmatamento e às queimadas. Além disso, somos bombardeados continuamente por notícias de intolerância, racismo e violência. Esses são só alguns dos problemas enfrentados pelas cidades atualmente.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) entende que é preciso dar visibilidade e incluir essas questões nas suas pautas. Nos unimos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Dessa forma, ao longo da atual gestão vamos propor diversas atividades visando contribuir para uma vida mais digna para todos.

Nesse sentido, e aproveitando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, começaremos discutindo a questão da Diversidade e Equidade de Gênero, Raça e Geracional, num evento que ocorrerá nos dias 06 e 07 de março de 2021, das 17h às 20h, em nossas redes sociais.

Queremos propor uma reflexão sobre os desafios, dificuldades e avanços de mulheres cis e trans dentro da nossa profissão, entender como tem sido o mercado de trabalho para as recém-formadas e para as arquitetas negras e indígenas, além de falar também sobre os ciclos de vida da maternidade e da atuação profissional após os sessenta anos. Esse evento faz parte do II Ciclo de Debates sobre “As mulheres na Arquitetura e a Produção da Cidade Inclusiva”, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Esperamos dessa forma contribuir para a promoção da diversidade, cada vez mais presente em nossa profissão.

Publicado em 09/03/2021
Da Redação

Publicação

09.03.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo