Manifestação do CAU/SP sobre intervenção em antigo sobrado na capital – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Manifestação do CAU/SP sobre intervenção em antigo sobrado na capital

Publicação

03.05.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Manifestação do CAU/SP sobre intervenção em antigo sobrado na capital

Casarão na rua Abílio Soares no bairro paulistano do Paraíso. A foto é datada de 2019, anterior à intervenção na fachada: Crédito: Reprodução/Google.

 

No dia 10/05, o Conselho também vai promover um debate sobre o caso Barnaldo Lucrecia, estabelecimento situado em edifício na capital que sofreu uma controversa intervenção em sua fachada, datada do início do século passado.

No debate desta segunda-feira, está prevista a presidente do CAU/SP Catherine Otondo, do empreendedor Facundo Guerra e dos arquitetos Gulherme Del’Arco (arquiteto da SMUL e vice-presidente do CONPRESP), Helena Ayoub (conselheira do CAU-BR e prof. FAUUSP) e Raquel Schenkman (conselheira CAU/ SP e membro do GT de Patrimônio do IAB). O evento terá mediação da conselheira do CAU/SP e coordenadora da Comissão de Patrimônio Cultural Vanessa Bello.

Confira abaixo a nota elaborada pela Comissão de Patrimônio Cultural – CPC – CAU/SP:

 

“O CAU/SP, por meio da Comissão Especial de Patrimônio Cultural, vem a público manifestar sobre a situação que circulou nos últimos dias referente à intervenção em um antigo sobrado de esquina na Rua Abílio Soares n. 207, no bairro do Paraíso – São Paulo.

O edifício eclético do início do século XX, até então preservado por seus usuários, era conhecido por abrigar o “Barnaldo Lucrécia”.

A intervenção nas fachadas da edificação impacta a qualidade estética, histórica, arquitetônica e simbólica de um casario cada vez mais raro na cidade, tampando vãos, eliminando adornos, diminuindo aberturas e substituindo revestimentos.

A responsabilidade técnica foi identificada em placa de obra como de “baixo impacto urbanístico” a qual estaria, portanto, dispensada de licenciamento nos termos do novo Código de Obras e Edificações de São Paulo.

Cabe ressaltar que esta edificação não era protegida por legislação de patrimônio cultural (tombamento, inventário e outras) em nenhuma instância, municipal, estadual ou federal. Esse fato coloca em pauta um debate de várias matrizes: o primeiro sobre a necessidade de fortalecimento das políticas e estruturas de preservação cultural. O segundo, sobre a necessidade de maior integração entre as políticas urbana, ambiental e de preservação do patrimônio cultural. E, por fim, evidencia a oportunidade da formação profissional para lidar com a intervenção em bens de interesse cultural.

Nesse sentido, o CAU/SP está preparando um espaço para discussão desse tema. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada e coletiva do desenho que queremos para nossas cidades, da qualidade de seu ambiente e das paisagens.”

 

Serviço

No dia 10 de maio, a Comissão de Patrimônio Cultural realizará um evento online para discutir o tema.

Evento: CAU DEBATE – Projetos de intervenção e memória urbana – reflexões a partir do caso Barnaldo Lucrecia em São Paulo.

Horario: 18h às 19h30

Onde: Transmissão pelo canal do CAU/SP no portal YouTube

 

Atualizado em 10/05/2021
Da Redação

Publicação

03.05.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo