UIA2021RIO: eventos do CAU Brasil no congresso serão transmitidos ao vivo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

UIA2021RIO: eventos do CAU Brasil no congresso serão transmitidos ao vivo

Publicação

15.07.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

UIA2021RIO: eventos do CAU Brasil no congresso serão transmitidos ao vivo

Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é a sede original do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), realizado pela primeira vez no Brasil. Imagem: Ramon Llorensi/FlickrCC.

Com uma ampla agenda,  o 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), sob tema “Todos os Mundos, um só mundo”, terá entre os dias 18 e 22 de julho seu ponto máximo, após as ‘Semanas Abertas’ realizadas entre março e junho.

Compondo a programação do congresso, o CAU Brasil promoverá seis atividades: um seminário internacional com presidentes de outras entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo, três debates (sobre Educação, ATHIS e o futuro das cidades), a cerimônia de premiação do CAU Educa e o lançamento de um manifesto em defesa da moradia digna para todos .

O CAU Brasil também participará de mais dois debates constantes da programação do UIA2021RIO, um sobre o mundo do trabalho promovido pela FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas)  e outro sobre filmes apresentados no congresso.  Os debates sobre Educação e ATHIS serão realizados em parceria com a FNA e o que discutirá o futuro das cidades será uma co-realização com FNA  e o  CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas).

Todos os eventos promovidos pelo CAU Brasil e parceiros serão transmitidos AO VIVO , abertos para o público em geral, em nosso canal no Youtube. Veja agenda e horários abaixo. Encerradas as transmissões, as gravações destes eventos serão disponibilizadas para consulta on demand, no mesmo canal, a partir do dia 23. 

Para ter acesso a todos os demais conteúdos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos é necessária a inscrição no site: http://www.uia2021rio.archi .

Também como parte da participação do CAU Brasil no congresso, dia 15 de julho será ‘”aberta” a exposição virtual “Arquiteturas Brasileiras”, com mais de 100 projetos e trabalhos relacionados com a temática “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”.  

Veja a programação completa com eventos promovidos ou com a participação do CAU Brasil:

 

18 DE JULHO

  • 8h30: Palco Mundo: CERIMÔNIA DE ABERTURA – com a participação de Sérgio Magalhães, Presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO; Thomas Vonier, Presidente da União Internacional de Arquitetos; Maria Elisa Baptista, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil; Oskar Metsavaht, representante do Comitê de Honra do UIA2021RIO; Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO; Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro; Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro; Nadia Somekh, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil ; e Eleonora Mascia, Presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas.

 

  • 17h : Palco Diálogos com a Sociedade – Mesa MUNDO DO TRABALHO: TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO DAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, uma produção da FNA que terá a participação dos convidados Daniela Sarmento (arquiteta e urbanista e vice-presidente do CAU Brasil ); Alfredo Campos (sociólogo português e delegado sub-regional do Instituto Nacional de Estatística); Clemente Ganz (assessor do Fórum das Centrais Sindicais); Roberto Veras (sociólogo e professor associado da Universidade Federal da Paraíba); Clara Ant (fundadora da Central Única dos Trabalhadores e Conselheira do Instituto Lula) e Ricardo Antunes (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas).

 

19 DE JULHO

Em 19 de julho terá início, no Palco Diálogos com a Sociedade uma série de três debates promovidos pelo CAU Brasil e FNA, tendo o CEAU como parceiro no terceiro deles.  Neste dia com o tema EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, dividido em dois blocos:

  • 16h às 17h: Módulos 1: “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade”, com a participação de Valter Caldana (arquiteto e urbanista e professor  titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie/SP, conselheiro federal do CAU Brasil ),  Ana Maria Goés (arquiteta e urbanista e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), presidente da Associação Brasileira de ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA);   Helena Andrade (diretora geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). O módulo contará com a mediação de Gogliardo Maragno (arquiteto e urbanista e professor e pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

  • 17h às 18h: Módulo 2: “Educação em Arquitetura e Urbanismo: a Profissão e a Sociedade” trará como convidados Ana Claudia Cardoso (arquiteta e urbanista e diretora da ANPARQ/BR), Ângelo Marcos Vieira de Arruda (arquiteto e urbanista, membro do Conselho Consultivo da FNA e professor aposentado), Maribel Aliaga (arquiteta e urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB). O tema contará com a mediação Tiago Holzmann da Silva (arquiteto e urbanista, presidente do CAU/RS )

 

Em paralelo acontecerá:

 

  • 16 h  às 18h – CAU Educa: cerimônia de premiação – Projeto ínédito, promovido pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA-CAU Brasil), CAU Educa fomenta iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do Ensino Fundamental. Em sua primeira edição, foram selecionados 15 práticas pedagógicas e 6 ações desenvolvidas por Arquitetos e Urbanistas. Clique aqui para saber mais. 

E ainda neste dia:

  • 20h – Palco Mundo dos Filmes: debate com os diretores dos filmes apresentados no Congresso, entre eles uma reedição do  documentário “Habitação Social: uma Questão de Saúde Pública”, dirigido por Paulo Markun, da produtora Arapy.  O documentário, produzido por iniciativa da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, tem foco nos problemas enfrentados por famílias que vivem em assentamentos precários, situação agravada pela pandemia da covid-19. O filme apresenta possibilidades de transformação desse quadro, a partir do reconhecimento do papel do arquiteto e urbanista e da valorização de seus conhecimentos e habilidades.

 

20 DE JULHO

No Palco Diálogos com a Sociedade  no dia 20 de julho, o CAU Brasil e a FNA abordarão o histórico e a aplicabilidade da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) com duas mesas de debates. O objetivo é resgatar o processo de criação da ATHIS e como ela vem sendo aplicada e desenvolvida no território brasileiro.

  • 16h às 17h –   “Históricos e Desafios para uma Política Continuada” . A primeira mesa, que debaterá o processo de desenvolvimento da Lei de Assistência Técnica, conta com a participação da coordenadora da Comissão de Política Profissional do CAU Brasil, e coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional, Cristina Barreiros;  do ex-presidente da FNA e ex-secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre, Newton Burmeister; e do Diretor Nacional de Cultura do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Luiz Eduardo Sarmento. A mediação será da Conselheira do CAU Brasil  Maíra Rocha.

 

Na abertura da primeira mesa, será lançado, o MANIFESTO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL EM DEFESA DE MORADIA DIGNA PARA TODOS – UM PROJETO PARA O CAU E PARA O BRASIL, no formato de um vídeo narrado por Sérgio Mamberti. No Manifesto, o CAU Brasil assume, entre outros compromissos, valorizar a tornar mais conhecida a Arquitetura e Urbanismo, e utilizar todos os esforços para transformar a lei da ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) em Política de Estado, da mesma forma que o SUC e a Defensoria Pública. O Manifesto faz parte da campanha “Mais Arquitetos” iniciada em abril.  Durante o congresso, serão exibidos, entre outros vídeos do CAU Brasil, seis que compõem a campanha.

  • 17h às 18h -“Experiências e Boas Práticas. A segunda parte do debate busca trazer as experiências de diferentes profissionais com ATHIS. Participam da conversa a diretora executiva Nacional da Habitat para a Humanidade Brasil, Socorro Leite; a professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e conselheira Superior do IAB-RS, Clarice de Oliveira; a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Mato Grosso do Sul (SINDARQ/MS), Ivanete Carpes Ramos; e a arquiteta e urbanista responsável pelo projeto Casa da Lala, em Manguinhos (RJ), Patrícia Oliveira. A mediação será do vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr.

 

21 DE JULHO

  • 14h – Seminário Internacional das Entidades de Arquitetura e Urbanismo – promoção da Comissão de Relações Internacionais (CRI do CAU Brasil), tendo como comentarista convidado o arquiteto Jorge Francisconi, com notório currículo entre a vida pública e a universidade. Com a participação de Thomas Vonier, presidente da UIA (International Union of Architects); Nadia Somekh, Presidente do CAU Brasil; Alessandra D’Ávila Vieira, Secretária Nacional de Habitação substituta do Ministério de Desenvolvimento Regional;  Andrés Borthagaray, Presidente da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente do CPAU (Consejo Profesional de Arquitectura y Urbanismo – Argentina); Andrew Forth, Interim Director of Policy and Public Affairs do RIBA (Royal Institute of British Architects); David Rojas, Vice-Presidente Região Norte do FPAA (Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos); Eric Wirth, Vice-Presidente do CNOA (Conseil National de l’Ordre des Architectes – France); Georg Pendl, Presidente do ACE (Architect’s Council of Europe); Job Amado, Bastonário do OAC (Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde);  Kalim Siddiqui, Presidente do CAA (Commonwealth Association of Architects); Martin Capobianco, Presidente do Federação Argentina de Entidades de Arquitetos; Michel Toussain, diretor da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa; Natalia Brener, Presidente do SAU (Sociedad de Arquitectos del Uruguay); Odilo Almeida Filho, Secretário Geral do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa); Pamela Ugalde, Vogal da II junta diretiva do CACR (Colegio de Arquitectos de Costa Rica); Rashid Ruiz, Presidente do CACR (Colegio de Arquitectos de Costa Rica);  Rita Soh, Presidente do ARCASIA (Architects Regional Council Asia); Rui Leão, Presidente do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa); Rui Serrano, Membro do Conselho Diretor do OA (Ordem dos Arquitectos – Portugal); Victor Leonel, Presidente do AUA (Africa Union of Architects). E também  Jeferson Navolar, 2º vice-presidente do CAU Brasil, coordenador da CRI. e Cristina Barreiros, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP do CAU Brasil).  O evento será aberto com vídeo pré-gravado pelo ministro Rogério Marinho, do MDR.

O  Palco Diálogos com a Sociedade de 21 de julho, terá como tema  “A Cidade e o Futuro”, uma produção conjunta com o CAU Brasil, FNA e demais entidades do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas). Serão dois blocos de debates:

  • 17h às 18h – Estatuto das Cidades’, com a participação de Luciana Schenk (arquiteta e urbanista e presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP); Walter Linzmeyer (2° vice-presidente e conselheiro superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná); Nicole Brazeiro (integrante da diretoria da FeNEA-Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e Paulo Eduardo Ribeiro (arquiteto e urbanista e vice-coordenador do DOCOMOMO-RJ). A mediação será feita por Carlos Eduardo Nunes-Ferreira (vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e coordenador do CEAU/RJ).

 

  • 18h às 19h – “O Alcance da Política Urbana”, terá a participação de Valeska Peres Pinto (coordenadora do Programa “Melhores Práticas” da UITP -Latin America e membro do Conselho Consultivo da FNA); Miriam Addor (arquiteta e urbanista e membro da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA) e Jeferson Dantas Navolar (Segundo Vice-presidente do CAU Brasil). A mediação do módulo também será feita por Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

 

O primeiro bloco será aberto com a exibição do documentário inédito “20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta?”, no qual a FNA pretende fazer um balanço sobre a sua implementação, identificando questões que não saíram do papel e aspectos que precisam efetivamente avançar para mudar a realidade urbana brasileira. Para tanto, o documentário a FNA convidou profissionais  que foram fundamentais para a elaboração e aprovação do Estatuto e continuam atuando para que os propósitos presentes na lei sejam efetivados. 

 

22 DE JULHO

ENCERRAMENTO

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o congresso ocorre pela primeira vez no Brasil, com organização a cargo do IAB. 

 

VÍDEOS 

Durante todo congresso serão apresentados exibidos 11 vídeos do CAU do CAU Brasil. Seis deles fazem parte da campanha “Mais Arquitetos” e  mostram “cases” exemplares de aplicação de ATHIS em Lajeado/RS (ação do programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”, do CAU/RS), Diadema/SP (Loteamento Canhema II, primeiro projeto patrocinado pelo CAU Brasil), Rio de Janeiro (“Ocupação Congo”, do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades), Maceió/AL (Novas Grotas, programa do governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat, com  projeto patrocinado pelo CAU/AL), Conde/PB (patrocinado pelo CAU/PB) e Brasília (São Sebastião, ação do programa de melhorias habitacionais da CODHAB – Companhia do Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal . 

Outros cinco vídeos abordam a política de equidade de gênero do CAU Brasil (“Mulheres na Arquitetura e nas Cidades”) e projetos destacados em campanhas institucionais de valorização da Arquitetura e Urbanismo, como “a casa de Dona Dalva” , em São Paulo (do escritório Terra & Tuma);  Moradas da Saúde, no Rio de Janeiro (de Demetre Anastassakis);   Hospital Sarah Fortaleza, em Fortaleza/CE (de João Filgueiras Lima -Lelé); Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá/MT (de José Afonso Boruta Portocarrero) e Conjunto Habitacional da Rocinha, no Rio de Janeiro/RS (de Jorge Mário Jauregui) e Parque Mangal das Garças, em Belém/PA (de Rosa Kliass).


 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA:

Dia 18/07

8h30 – CERIMÔNIA DE ABERTURA

17h às 19h – MUNDO DO TRABALHO: “Transformações no espaço das relações contemporâneas’.  Participação: Daniela Sarmento, Alfredo Campos, Clemente Ganz, Roberto Veras, Clara Ant e Ricardo Antunes. Mediação: Eleonora Mascia

 

Dia 19/07

16h às 18h –  EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

MÓDULO 1: “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade”. Participação: Valter Caldana, Ana Maria Goés, Helena Andrade e.  Mediação: Gogliardo Maragno.

MÓDULO 2: “A Profissão e a Sociedade’. Participação: Ana Cláudia Cardoso, Ângelo Marcos Vieira de Arruda e Maribel Aliada. Mediação: Tiago Holzmann.

16h às 18h – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO CAU Educa

20h – DEBATE SOBRE FILMES EXIBIDOS NO CONGRESSO

Entre eles, “Habitação Social: uma Questão de Saúde Pública”, concebido pela Comissão de Política Profissional do CAU Brasil, dirigido por Paulo Markun, e “A Bolsa ou a Vida”,  produzido pela FNA, dirigido por Silvio Tendler. 

 

Dia 20/7

16h às 18h – ATHIS

MÓDULO 1: “Históricos e Desafios para uma Política Continuada”, com lançamento do ‘Manifesto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil em Defesa de Moradia Digna para todos – Um Projeto para o CAU e para o Brasil” . Participação: Cristina Barreiros, Newton Burmeister e Luiz Eduardo Sarmento. Mediação: Maíra Rocha.

MÓDULO 2: “Experiências e Boas Práticas”. Participação: Socorro Leite, Patrícia Oliveira, Ivanete Carpes Ramos e Clarice de Oliveira. Mediação: Ormy Hütner Jr.

 

Dia 21/07

14h – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DAS ENTIDADES DE ARQUITETURA E URBANISMO  

17h às 19h – A CIDADE E O FUTURO

MÓDULO 1: “Estatuto da Cidade” com a apresentação do documentário ”20 anos do Estatuto da Cidade: Utopia ou luta?”. Participação: Luciana Schenk, Walter Linzmeyer, Nicole Brazeiro e Paulo Eduardo Ribeiro. Mediação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

MÓDULO 2: “O Alcance da Política Urbana”. Participação: Valeska Peres Pinto, Miriam Addor e Jeferson Dantas Navolar. Mediação: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

 

Dia 22/07

Encerramento

 

SERVIÇO

As produções do CAU Brasil terão transmissão na plataforma exclusiva do UIA2021RIO. 

Para ter acesso a todos os conteúdos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos é necessária a inscrição no site: uia2021rio.archi

 

Publicado em 15/07/2021
Fonte: CAU/BR

Publicação

15.07.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo