Museu da Língua Portuguesa reabre suas portas com homenagem a Paulo Mendes da Rocha – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Museu da Língua Portuguesa reabre suas portas com homenagem a Paulo Mendes da Rocha

Publicação

30.07.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Museu da Língua Portuguesa reabre suas portas com homenagem a Paulo Mendes da Rocha

Museu da Língua Portuguesa
Ainda com restrições, impostas pela pandemia de Covid-19, o espaço passa a receber o público no próximo dia 01 de agosto, com novidades. Crédito: Divulgação.

Um dos museus mais populares da cidade de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa reabre suas portas após o incêndio que destruiu parte de suas instalações em dezembro de 2015. Ainda com restrições, impostas pela pandemia de Covid-19, o espaço passa a receber o público no próximo domingo, dia 01 de agosto, com novidades e readequações ao projeto original, de autoria dos arquitetos Pedro e Paulo Mendes da Rocha, que faleceu em maio deste ano.

 

Com um investimento de R$ 85,8 milhões, a reforma contou com o apoio de instituições privadas, como a Fundação Roberto Marinho, o Itaú e a EDP, e ficou pronta no final de 2019. Uma das novidades mais aguardadas do museu é a abertura de um extenso terraço, com 262 metros quadrados, que possibilitará ao visitante observar o entorno do complexo da Estação da Luz, de grande riqueza arquitetônica, patrimônio histórico da cidade.

 

O terraço, batizado com o nome de Paulo Mendes, será acessado por um elevador, que não constava na versão anterior do prédio, e a ala oeste do edifício passará a ter um centro de pesquisa e referência da língua portuguesa. Além disso, o espaço expositivo também apresentará atualizações em algumas instalações e novas obras. A curadoria de exposições de longa duração fica a cargo de Isa Grinspum Ferraz e de Hugo Barreto. E a direção do renovado museu é da historiadora Marília Bonas.

 

Publicado em 30/07/2021
Da Redação

Publicação

30.07.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo