CAU/SP debate plano do Estado de SP para neutralizar emissões de gases do efeito estufa – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU/SP debate plano do Estado de SP para neutralizar emissões de gases do efeito estufa

Publicação

25.08.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU/SP debate plano do Estado de SP para neutralizar emissões de gases do efeito estufa

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera na capital paulista. Crédito: Agência Brasil.

No dia 01/09, o CAU/SP realiza a teleconferência “Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo e a Agenda urbana e ambiental”, com a presença de representantes do setor público e especialistas em políticas urbanas e meio ambiente.

O Subsecretário Eduardo Trani, da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo de São Paulo, e os debatedores Marussia Whately (Instituto Água e Saneamento), Nabil Bonduki (FAUUSP), Pedro Jacobi (PROCAM/IEE/USP) e Vera Luz (PUC-Campinas) estão entre os participantes confirmados.

Em debate, o “Plano de Ação Climática Net Zero 2050 do Estado de São Paulo”, que almeja atingir até o ano 2050 o chamado ‘Net Zero’, isto é, a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE), reguladas pelo Protocolo de Quioto.

Este plano está alinhado com as diretrizes da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC (Lei 13.798/2009), e fundamenta a implementação do Decreto Estadual 65.881 de 20 de julho de 2021, que dispõe sobre a adesão do Estado de São Paulo às campanhas “Race to Zero” e “Race to Resilience”, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, e deverá ser elaborado até julho de 2022. 

O documento — aberto a consulta pública (veja abaixo) — apresenta diretrizes e ações estratégicas, com a indicação de políticas, e de investimentos públicos e privados. Propõe um roteiro temático para a elaboração do Plano de Ação Climática – Net Zero 2050 em cinco eixos: 1. Eletrificação Acelerada; 2. Combustíveis Avançados; 3. Eficiência Sistêmica; 4. Resiliência e Soluções Baseadas na Natureza; e 5. Finanças Verdes e Inovação.

Esta teleconferência é uma iniciativa da Comissão de Política Urbana, Ambiental e Territorial (CPUAT – CAU/SP), em conjunto com as representantes do CAU/SP no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que tem como finalidade contribuir para a inclusão da Agenda Urbana e Ambiental no Plano de Ação Climática Net Zero 2050.

Confira a versão preliminar do plano aberta para consulta pública.

A contribuição a este documento pode ser feita até o dia 30/09 por meio do formulário: http://bit.ly/3BabPK4

Serviço
Live “Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo e a Agenda urbana e ambiental”
Dia 01 de setembro de 2021, quarta-feira
das 17h às 19h
Evento será transmitido pelo canal do CAU/SP no portal YouTube

 

Publicado em 25/08/2021
Da Redação

Publicação

25.08.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo