CAU Brasil defende criação de uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo” – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

CAU Brasil defende criação de uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo”

Publicação

22.10.2021

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

CAU Brasil defende criação de uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo”

Biblioteca Brasiliana
Fachada da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na capital paulista, e que abriga a coleção brasiliana, mais de 32 mil títulos sobre assuntos brasileiros, literatura, livros de arte entre outros. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens.

O CAU/BR publicou na quarta-feira, 20, um manifesto em que defende a criação de “uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil” de modo a tornar viável a implementação de uma plataforma virtual desses acervos compartilhada por todos os interessados.

Veja abaixo o texto publicado no site oficial:

MANIFESTAÇÃO DO CAU BRASIL EM DEFESA DE UMA “BRASILIANA DA ARQUITETURA E URBANISMO”

A recém anunciada transferência do acervo do arquiteto Lucio Costa, por iniciativa de sua família, para a Casa da Arquitectura, situada em Portugal, vem tendo uma repercussão idêntica à verificada por ocasião da doação do acervo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, por ele próprio, à mesma instituição, em 2020.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil tem claro que os conjuntos de projetos e demais elementos dos escritórios dos grandes nomes da Arquitetura nacional, mas não exclusivamente deles, constituem significativo patrimônio cultural para o país e devem ser preservados e disponibilizados ao público.

Somos contra, porém, interferir unilateralmente na decisão sobre a destinação dos acervos particulares, o que cabe ao próprio profissional ou aos seus herdeiros, asseguradas tais premissas.

Desde 2020 o CAU Brasil perfila-se junto a outras entidades do setor reunidas pelo IABsp (mais universidades, instituições públicas e organizações privadas detentoras de acervos de Arquitetura) na defesa da criação de uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

O objetivo é viabilizar a implementação de uma plataforma virtual desses acervos – uma “Brasiliana da Arquitetura e Urbanismo” – para o compartilhamento com o público interessado.

Com o mesmo empenho, o CAU Brasil vem atuando junto à Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados na discussão do aperfeiçoamento da legislação de proteção ao patrimônio cultural tombado do país, objeto de projeto de autoria do deputado Gustavo Fruet. 

Em paralelo, o CAU São Paulo abriu este ano um edital de R$ 400.000,00 para seleção de experiências bem sucedidas de restauro e conservação do patrimônio arquitetônico.

Por fim, registramos nossa confiança de que a Casa da Arquitectura, respeitada internacionalmente pelo seu trabalho de conservação e valorização de coleções de Arquitetura, dirigida pelo arquiteto Nuno Sampaio,  cumprirá os compromissos assumidos com a família de Lucio Costa, como já vem ocorrendo com o acervo de Paulo Mendes da Rocha.  

Brasília, 20 de outubro de 2021

 

Publicado em 22/10/2021
Fonte: CAU/BR

Publicação

22.10.2021

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo