Nota de pesar sobre a tragédia do desabamento em Ouro Preto – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Nota de pesar sobre a tragédia do desabamento em Ouro Preto

Publicação

13.01.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Nota de pesar sobre a tragédia do desabamento em Ouro Preto

Desabamento em Ouro Preto
Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX em Ouro Preto/MG. Crédito: Reprodução/Agência Brasil.

A Comissão Especial de Patrimônio Cultural do CAU/SP (CPC) e a Comissão Especial de Política Urbana, Ambiental e Territorial do CAU/SP (CPUAT) lamentam profundamente a tragédia em Ouro Preto e a perda de mais um inestimável patrimônio cultural, de interesse nacional e internacional.

Lembramos que não se trata de fato isolado: já vivemos a perda do Museu Nacional no Rio de Janeiro, de parte do acervo da Cinemateca e do edifício Wilton Paes de Almeida no centro da cidade de São Paulo.

Assistimos também à tragédia de Capitólio, Brumadinho em MG, o afundamento de áreas de interesse cultural em Maceió, entre outros.

Não por acaso, a maioria ligados à mineração ou ao abandono. É preciso reforçar que medidas de prevenção ao risco geotécnico, mudanças climáticas, planejamento territorial e políticas publicas integradas não são apenas necessárias, mas urgentes no Brasil.

Se, por um lado isso praticamente não acontece, por outro assistimos ao desmonte das estruturas e recursos para a preservação e gestão do patrimônio cultural e natural, o que corrobora imensamente para esse quadro dramático.

Apelamos às autoridades competentes que se organizem para que isso não mais ocorra e nos colocamos, enquanto Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, em especial as Comissões relacionadas à temática e suas atribuições (Comissão Especial de Patrimônio Cultural e Comissão Especial de Política Urbana, Ambiental e Territorial do CAU/SP) à disposição para auxiliar no que couber às nossas competências e expertises profissionais.

Publicado em 13/01/2022
Da Redação

Publicação

13.01.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo