Plenário do CAU/SP elege novo ouvidor, o arquiteto e urbanista Ricardo Siloto – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Plenário do CAU/SP elege novo ouvidor, o arquiteto e urbanista Ricardo Siloto

Publicação

25.02.2022

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Plenário do CAU/SP elege novo ouvidor, o arquiteto e urbanista Ricardo Siloto

Siloto
O arquiteto e urbanista Ricardo Siloto da Silva foi homologado pelo Plenário do CAU/SP para o cargo de ouvidor. Crédito: arquivo pessoal.

Ricardo Siloto da Silva, o ouvidor do CAU/SP pelos próximos três anos, é formado pela FAUUSP com doutorado em História pela Unesp (1996).

Foi professor titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também acumulou passagens pela área administrativa como Coordenador do Escritório Regional de Assis e Prefeito Universitário entre outros cargos.

Também foi membro de Comissão do Ministério da Educação que implantou o projeto REUNI – o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais para ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Ainda no setor público, foi colaborador do Ministério das Cidades.

Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: infraestrutura verde, planejamento ambiental urbano, indicadores intraurbanos, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, métodos de análise e avaliação e instrumentos de gestão do meio urbano.

Processo de escolha

O nome de Siloto foi aprovado por unanimidade pelo Plenário do CAU/SP durante a reunião ordinária desta quinta, 24/02.  É a fase final de um processo que começou com o lançamento do chamamento público 001/2021 em dezembro, quando houve o convite aos profissionais interessados pelo cargo.

Dentre as dezenas de inscrições recebidas, e após o processo de entrevistas, três candidatos obtiveram uma pontuação superior a 80%.

Após a indicação da Presidência, o nome do novo ouvidor escolhido foi homologado pelo colegiado dos conselheiros, que destacaram sua passagem pelo setor público como um dos pontos fortes de seu currículo.

As responsabilidades do cargo

O Ouvidor será investido na função, devendo cumprir mandato com duração de três anos, e podendo ser reconduzido por igual período.

Terá as seguintes atribuições, entre outras:

I – Promover a participação social;

II – Manter canais de comunicação entre o CAU/SP e a/o cidadã/o;

III – Receber e encaminhar denúncias, elogios, reclamações e sugestões aos órgãos competentes;

IV – Prestar esclarecimentos aos interessados e encaminhar sugestões aos órgãos competentes, para a solução das questões e, se for o caso, sugerir à Presidência ou ao Plenário do CAU/SP a instauração dos procedimentos administrativos próprios para a apuração dos fatos.

 

 

Publicado em 25/02/2022
Da Redação

Publicação

25.02.2022

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo